A enfermeira Cyntia Sodré Rigoni de Lima formalizou denúncia ao Ministério Público relatando possíveis casos de negligência e condutas equivocadas do médico Tancredo Gomes, que atua no setor de emergência do Hospital Geral de Linhares (HGL).
De acordo com os documentos enviados ao MP, a profissional aponta pelo menos cinco situações em que decisões do médico teriam colocado em risco a vida de pacientes atendidos na unidade, envolvendo supostos atrasos em procedimentos, recusa em realizar exames, intubações questionáveis e decisões unilaterais sem comunicação prévia com familiares.
Nos relatos, Cyntia afirma que, em determinados casos, pacientes com quadro clínico grave teriam recebido atendimento inadequado, enquanto procedimentos invasivos teriam sido realizados em pacientes sem perspectiva de recuperação, contrariando, segundo ela, protocolos de cuidados paliativos. A enfermeira ainda afirma que os casos foram comunicados verbalmente à direção do HGL, na época da comunicação feita pela profissional, era o então secretário de saúde de Linhares, Alexandre Marin. Segundo os relatos ao MP nehuma providência foi tomada.
“Não posso mais me calar diante de tantas situações que colocam vidas em risco. Formalizei as denúncias por entender que a saúde pública precisa ser defendida”, relatou a enfermeira em documento encaminhado ao MP.
Procurado, o médico Tancredo Gomes ainda não se manifestou sobre as acusações. O espaço permanece aberto para posicionamento.
A reportagem também demandou a Prefeitura de Linhares para que esclareça se tomou conhecimento das denúncias e quais providências estão sendo ou serão adotadas para apurar os fatos. Em nota o município apenas que “A direção do HGL enfatiza que está e sempre esteve em diálogo permanente com todos os órgãos reguladores para os esclarecimentos necessários.”
As denúncias agora estão sob análise do Ministério Público, que poderá abrir procedimento para investigação dos fatos relatados.
O Norte Notícia segue acompanhando o caso.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO