Uma empresa de limpeza urbana de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, implantou um túnel de descontaminação para garantir a segurança dos funcionários contra o Covid-19 e evitar a contaminação entre os colaboradores.
Dentro do túnel, um sistema de irrigação produz uma “chuva” de uma substância chamada quaternário de amônio, um poderoso desinfetante que não faz mal à pele nem às vias respiratórias.
De acordo com um dos representantes da empresa, o produto já foi usado na China e na Coréia do Sul, países que já passaram pelo ápice da pandemia.
“Chegamos à conclusão de que a Coréia do Sul e a China eram os países que estavam adotando as melhores práticas para a prevenção do Covid-19. Descobrimos que eles estavam fazendo esse túnel e replicamos esse modelo aqui”, detalhou o gerente de operações da empresa, Renato Antunes.
Como funciona
O equipamento, que tem seis metros de comprimento, funciona com um sensor. Ele aciona uma bomba hidráulica que espalha o produto químico por meio de um sistema de irrigação, semelhante ao usado em lavouras.
Os mais de 200 funcionários da empresa passam pelo “Túnel para Vida”, como foi chamado o equipamento, sempre ao entrar e sair da jornada de trabalho.
“O colaborador quando bate o ponto e vai para a rua prestar serviço, passa por esse túnel. Quando retorna, no final do expediente, ele passa novamente e vai pra casa totalmente desinfectado, isento de qualquer microorganismo”, explicou Antunes.
O banho protege por até uma hora e impede que algum vírus sobreviva na superfície.
Doação
O sucesso do equipamento foi tão grande que três túneis serão instalados no Hospital São Camilo, na UPA de Vila Rica e na UPA de Guaxindiba, todos localizados no mesmo município.
Fonte – G1