Ícone do site Norte Notícia

Eleitor pode levar “colinha” para a votação: Linhares tem mais de 122 Mil Eleitores

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado em 6 de outubro. Em mais de 5.500 municípios brasileiros, eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores entre uma ampla variedade de candidaturas. Para garantir um processo de votação rápido e sem erros, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem para a cabine uma anotação pessoal, com os números dos candidatos de sua preferência.

A prática da “colinha” é amplamente reconhecida e incentivada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições de 2022, por exemplo, a Justiça Eleitoral disponibilizou um modelo de colinha para os eleitores imprimirem, preencherem e levarem no dia da votação.

Atenção às Regras

No entanto, é importante lembrar que a Lei das Eleições proíbe o uso de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto dentro da cabine de votação, mesmo que estejam desligados.

Eleitorado de Linhares

Em Linhares, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), até meados de junho  foram contabilizados 122.188 eleitores, que  estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024. Os dados finais serão divulgados pelo TRE-ES em meados de julho.

O total de eleitores ainda pode sofrer alterações devido ao processamento de requerimentos e recursos pendentes. Por isso, é importante que os eleitores mantenham suas informações atualizadas junto à Justiça Eleitoral.

ANÚNCIO

 

Sair da versão mobile