Ícone do site Norte Notícia

Eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Espírito Santo nesta quarta-feira (02)

Reprodução: Internet

Nesta quarta-feira (02/10), um eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Espírito Santo durante a tarde. De acordo com a Climatempo, o fenômeno terá início às 17h07 e se estenderá até 17h45, com uma visibilidade de cerca de 20% no estado. Apenas uma pequena faixa do globo terrestre terá a oportunidade de assistir ao eclipse solar total.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, ocultando o Sol total ou parcialmente para os observadores terrestres. No caso do Espírito Santo e de outras áreas do Brasil, o evento será parcial, o que significa que a Lua cobrirá apenas parte do disco solar.

O Climatempo explica que, quando a Lua não consegue ocultar completamente o Sol, o fenômeno é classificado como um eclipse solar anular, em que o Sol aparece como um anel luminoso em torno da Lua. Já no eclipse parcial, apenas partes do Sol ficam encobertas pelo disco lunar.

Além do Espírito Santo, outros estados brasileiros poderão observar o eclipse em diferentes intensidades. Os estados que terão visibilidade, em ordem crescente de maior parte do disco solar eclipsado, são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia.

O professor Marcos Calil, do Urânia Plenário e do Momento Astronômico, explicou que, aproximadamente, os observadores entre as latitudes de Belo Horizonte e Chuí poderão ver o eclipse como parcial. “Quanto mais ao Sul do Brasil, maior será a fração do Sol ocultada pela Lua. Em termos mais simples, quanto mais ao Sul, mais o Sol estará ‘cortado’”, ressaltou Calil.

ANÚNCIO
Reprodução: Climatempo

O fenômeno acontecerá entre aproximadamente 16h30 e 18h30, dependendo da localização. Enquanto cidades mais ao norte, como Cuiabá e Brasília, não terão visibilidade, em Goiânia apenas 0,02% do disco solar será encoberto. Já no Chuí, no extremo sul do Brasil, será possível ver 38,15% do disco solar ocultado pela Lua, a maior porcentagem de visibilidade no país.

 

O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile