Imagine você, caro leitor, receber seu salário, poder dobrar esses vencimentos, e ainda receber um gordo abono salarial de fim de ano? Imaginou? Faz ideia de onde está esta empresa? Nós vamos te informar.
Não se trata de uma empresa, setor privado, mas sim da Câmara Municipal de Linhares. Um poder moderador, legislativo, que trata tão bem seus servidores, que adiciona todo mês, para muitos deles, mimos financeiro, destoando da realidade dos eleitores linharenses.
Às informações que serão dadas aqui podem ser conferidas no portal da transparência. Uma servidora que chefia o gabinete de um vereador atuante nas redes sociais recebe r$ 5.641,69 (cinco mil seiscentos e quarenta e um reais e sessenta e nove centavos), de salário. Só que todo mês, a mesma servidora recebe 2.400,00 do que iremos chamar de ” Mimos em gratificações”, na sua maioria, o impopular Jetom. Seu último vencimento mensal, contudo, chegou a 8.991,69, quase 9.000,00.
Outro caso a ser mencionado é de uma servidora cujo salário base é de 1.380,30 . Todos os meses ela recebe gratificações, com oscilação de valores: entre 1.353,88 até 2.155,01. Somando todos os benefícios dados a ela, o mês de outubro foi bem gordo. Seu vencimento pulou para 7.613.68. Com descontos, a servidora recebeu 6.559,67.
Um terceiro caso chama a atenção no portal da transparência. Trata-se de salários e gratificações pagos a um Técnico de Gabinete. Sua remuneração básica é de 1.656,75. Mas, somando gratificações que variaram entre 4.582,28 e 5.249,45, o técnico de gabinete recebeu em outubro 9.038,04.
São muitos os exemplos que foram divulgados para a população no portal da transparência, deixando muitos leitores boquiabertos com os valores em gratificações, “Jetons”, na casa de leis do município.
Diante de tudo isso, foi anunciado um abono de 3.000,00 reais para todos os servidores da casa, ficando fora os parlamentares, o que será pago no mês de dezembro, uma realidade atípica para as famílias trabalhadoras de Linhares.
Nós demandamos a Câmara perguntando sobre os critérios de gratificações. Também cobramos explicações sobre cargos estranhos aos olhos dos eleitores, entre eles, de um profissional de enfermagem no legislativo: onde fica? Como é utilizada a servidora da área da saúde pela Câmara? Mas as respostas não foram dadas.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.