Hoje (25/11) é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O dia tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar.
Com o tema “Cada Gota tem Amor”, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), está promovendo uma programação especial, que deu inicio dia 23 e vai até amanhã, 26 de novembro, para homenagear os doadores de sangue, chamar atenção para a importância da doação contínua e sensibilizar novos doadores.
Apesar de ser um ato simples, rápido e seguro, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve uma redução de 40% no número de doadores, tornando a atuação dos hemocentros desafiadora.
Programação
26/11 (quinta-feira)
7h às 9h – Doação dos grupos de doadores jovens, do município de Itarana;
Doação do grupo de doadores da Igreja Universal.
De 23 a 25 de novembro, a Uber Brasil vai custear a viagem de doadores de sangue que queiram se deslocar para o Hemocentro de
Todos os dias haverá grupos de doadores de diversas instituições filantrópicas e religiosas de todo Estado, além da entrega de brindes para os doadores;
Espaço ornamentado com bolas decorativas e corredor da solidariedade;
Vídeos de agradecimentos aos doadores, transmitidos na recepção do Hemoes;
A programação poderá sofrer alterações.
Quem pode doar
Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.
Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.
Doações de sangue na pandemia
Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.
O número de pessoas dentro das unidades está limitado e as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas.
Onde doar
Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
Telefone: (27) 3636-7920
Unidade de Coleta de Sangue da Serra
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429
Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro
Telefone: (27) 3264-6000
Hemocentro de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro
Telefone: (27) 3717-2800
Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954.