Ícone do site Norte Notícia

Desvendado o mistério – são tagarelas: câmeras que “falam” e ajudam na segurança pública da população de Linhares

No início deste ano (2023), mas precisamente no dia 4 de janeiro, o NN fez uma matéria com o título –  Imagem no Centro de Linhares intriga moradores e causa vários questionamentos ao Norte Notícia. Lembram? Pois bem, há pouco mais de sete meses a resposta aparece, “São câmeras que “falam” e ajudam na segurança pública da população de Linhares”. A resposta vem da prefeitura da cidade, que sugere o assunto como pauta para os veículos de comunicação. Então vamos lá: 

Agora, o centro da cidade, os balneários e os distritos de Linhares contam com 12 câmeras tagarelas, que monitoram essas áreas 24 horas por dia. As câmeras que já estão em funcionamento integram o Cerco Inteligente e fazem parte do pacote de investimentos de quase R$ 5 milhões, com recursos próprios, em segurança pública anunciado pelo prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

ANÚNCIO

Os equipamentos são de última geração e permitem identificar situações de risco, ações ilícitas, comportamentos inadequados e infrações, além de emitir avisos sonoros direcionados aos envolvidos.

Com a instalação estratégica dessas câmeras, o objetivo da secretaria municipal de Segurança Pública é manter a ordem, a segurança e a tranquilidade dos moradores e visitantes.

Além disso, esses equipamentos também desempenham um papel fundamental na orientação da população. Por meio de avisos sonoros, as câmeras fornecem informações importantes, como alertas para situações emergenciais. Em caso de necessidade, podem ser utilizadas para chamar atenção da população para serviços públicos.

As 12 câmeras estão estrategicamente distribuídas pelo centro da cidade, pelos balneários e pelos distritos de Linhares, cobrindo áreas de grande movimentação e importância para a comunidade. O monitoramento 24 horas garante uma vigilância contínua e eficaz, permitindo uma resposta rápida a qualquer ocorrência.

“A exemplo estão ocorrências de pichação, tráfico e uso de drogas, vandalismo em patrimônio público como a quebra de luminárias, brigas e furtos. Em todas estas situações há a possível identificação dos infratores e as medidas policiais são tomadas”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.

Além de facilitar a inibição e prevenção, as câmeras também ajudam a Polícia Civil a esclarecer alguns crimes, visto que com o registro por imagem é possível identificar o que foi criminoso, desastre ou acidente.

Foto – Norte Notícia
Foto – Norte Notícia
Sair da versão mobile