Ícone do site Norte Notícia

DENÚNCIA – Moradores afirmam que esgoto está sendo jogado diretamente na Lagoa do Interlagos

Moradores da Avenida Castro Alves, que fica localizada no bairro Interlagos, em Linhares, entrou em contato com nossa reportagem na manhã dessa terça-feira (11/08), afirmado que o esgoto de várias residências dessa via está sendo lançado diretamente na Lagoa. Eles ainda afirmam que uma Estação Elevatória de Esgotamento Bruto, que existe no local está há mais de dois anos sem funcionar.

Nossa reportagem foi ao local e conversou com diversos moradores.

A dona Lucineia Nascimento, 35 anos, moradora da Avenida falou com nossa reportagem e disse que apesar do SAAE afirmar que o esgoto esta sendo tratado, ela não acredita, pois não existe nem um equipamento na Estação. Veja:

O problema está causando transtorno na casa da aposentada Anelita Maria de Jesus,78 anos. De acordo com ela, em razão da elevatória não esta funcionando a rede esgoto de algumas residências esta entupindo, que é o caso da casa de seu vizinho onde o esgoto está transbordando no beco de sua residência. A aposentada também falou com o Norte Noticia.

Nossa reportagem procurou o setor de comunicação da Prefeitura para se manifestar sobre o problema. A Prefeitura enviou uma nota. Veja a mesma na íntegra:

NOTA

“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (SAAE) informa que a avenida mencionada possui uma Estação Elevatória de Esgotamento Bruto – EEEB e não uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

ANÚNCIO

Quanto aos equipamentos da EEEB, o SAAE não está fazendo nenhum tipo de desmobilização (desinstalação).

No momento, a autarquia aguarda a chegada de novos equipamentos para realizar a manutenção no local, porém, devido à pandemia a empresa ao qual o SAAE adquiriu os equipamentos solicitou um prazo maior para entrega, comprometendo assim o planejamento de trabalho.

Quanto aos esgotos lançados nas lagoas do município, o SAAE reforça que trabalha arduamente a fim de cessar qualquer lançamento irregular e que a colaboração dos moradores uma vez que o esgoto lançado é proveniente de ligações clandestinas.

Ressalta que lançar esgoto de forma irregular em mananciais é crime ambiental, podendo gerar multa de até R$ 10 mil, e que o Município por meio do Saae, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e, de Obras e Serviços Urbanos atua junto ao Ministério Público para identificar estes moradores.

O Saae pontua que está a disposição dos moradores para dúvidas no 2103 1311”.

Contrariando a nota da Prefeitura, o morador Mackson Santos, assim como os demais, afirma que o esgoto é jogado diretamente na Lagoa e que o próprio SAAE levou todos os equipamentos que tinha Estação e que o município é o responsável pelo esgoto está sendo lançado na Lagoa. Veja:

 

 

 

Sair da versão mobile