O alerta de todos os profissionais em saúde, ouvidos até agora pelo nosso site afirmam: devem ficar em casa: Idosos, Hipertensos, Diabéticos, entre outros grupos com diversas comorbidades, ou doenças pré-existentes.
O detalhe é que causou estranheza, relatos de servidores públicos municipais, que não serão identificados, por medo de retaliações, afirmando que um decreto da secretaria de educação do município pede a volta ao trabalho de alguns servidores da pasta. Até ai tudo bem. O problema é que a ordem é para voltar a trabalhar, inclusive, pessoas com hipertensão, fazendo uso de medicamentos.
Os relatos não param por ai. Eles também afirmam que existe caso de pessoas em tratamento de câncer que recebeu a noticia de que deve voltar ao trabalho. Todos esses relatos revelam pessoas que estão sendo colocadas entre aqueles que deveriam ficar em casa, isolados, por risco de pegar a Covid-19 e ter sérias complicações.
Daí, um morador, leitor do site perguntou: procede mesmo essa informação? A prefeitura de Linhares está mesmo assumindo o risco de esses funcionários serem infectados e desenvolver fases graves do coronavírus?
Bem, o site repassou essas perguntas para que a autoridade competente, a prefeitura municipal, se manifeste sobre isso.
Através de nota a prefeitura respondeu que:
“Pelo Decreto, foram considerados no grupo de risco do novo coronavírus (COVID-19) os servidores públicos: gestantes e lactantes; com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, com comorbidade atestada; e portadores de doenças respiratórias crônicas ou comprometedoras de imunidade, devidamente comprovadas por laudo médico”.
O texto é bem claro quanto aos servidores do grupo de risco, e que possuem comorbidades.
Veja decreto: