Ícone do site Norte Notícia

DE LINHARES – Professora que percorria 80 quilômetros para dá aula para aluno com deficiência ganha Prêmio Brasil Mais Inclusão 2021

A professora de Linhares Joyce Barcelos Barbosa é uma das ganhadoras do Prêmio Brasil Mais Inclusão 2021. A divulgação foi feita nessa quarta-feira (14/07) pela Câmara dos Deputados. O premio e destinado a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, estados e municípios) e personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam especial destaque na inclusão de pessoas com deficiência.

Joyce Barcelos Barbosa é professora de libras em Linhares e em meio à pandemia, no ano passado (2020), ela ajudou um aluno deficiente auditivo com as lições. Para isso, ela percorria cerca de 80 quilômetros, pelo menos uma vez por semana, até a casa do aluno, que mora na comunidade de Bananal do Sul, que fica no interior do município linharense.

Na época a professora contou que não  conhecia o aluno Edilson de 15 anos, ele ainda não tinha ido à escola naquele ano, por problemas de acesso ao transporte escolar, mas quanto esse problema foi resolvido chegou à pandemia e o aluno teve que continuar fora da sala de aula. Ele estava no primeiro ano do Ensino Médio.

Para o adolescente não parar de estudar a professora fez contato com a família do aluno e pediu para ir até a residência da família,  com todas as medidas de prevenção ao coronavírus, dá aula para Edilson. A família aceitou. Joyce também fez contato com a direção da escola e passou a informação de como ela iria dá as aulas, para que o aluno não parasse com os estudos.

Para chegar à localidade a professora percorria um trecho de chão  e somando ida e volta o percurso soma 80 quilômetros.

As aulas aconteciam debaixo de uma mangueira.

A professora é a ganhadora do Prêmio Brasil Mais Inclusão na categoria Mérito Darci Barbosa, concedido a personalidades e entes federados.

Os dez escolhidos receberão diplomas de menção honrosa. Os concorrentes foram avaliados por um conselho deliberativo composto por membros da Mesa-Diretora da Casa, por integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. Foram considerados critérios relativos à igualdade de tratamento e oportunidade, à justiça social, ao respeito à dignidade da pessoa humana, ao bem-estar, à valorização da pessoa com deficiência no que diz respeito ao emprego, ao trabalho e à renda, entre outros.

Joyce foi indicada ao prêmio pelo deputado federal linharense Felipe Rigoni (sem partido), que é deficiente visual.

ANÚNCIO

Premiação está prevista para 1º de dezembro em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que é dia 3.

 

Foto – Reprodução TV Gazeta

Sair da versão mobile