Bastou o site NN publicar uma matéria no domingo (19/11), relatando a crise no abastecimento de água em vários bairros de Linhares, e mostrando as reclamações de vários moradores, para que o caso “pegasse fogo” no município.
O site NN expôs vários vídeos, inclusive de uma moradora que em seu relato fez o seguinte desabafo: “Que situação de Linhares, cidade das águas. Cadê o prefeito? Que vergonha! Eu tinha vergonha de ser prefeito, eu mudava de cidade e largava a prefeitura”. Reveja o vídeo:
Na manhã do dia seguinte, segunda-feira (20/11), em entrevista a um telejornal, transmitido para todo o Estado, o diretor do SAAE, Filipe Ribeiro, informou que o município não corre o risco de desabastecimento, e que o município começou um planejamento de ações para evitar a falta d’água. Assim como o prefeito, o diretor também disse que a falta de água em bairros da região 5 eram pontuais, e que por conta de uma falta de pressão na rede a água não estava chegando nas casas.
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), não poupou críticas à falta de água na cidade e também à resposta da prefeitura. Lucas foi às redes sociais, também na segunda-feira (20/11), cobrar dos órgãos competentes ações definitivas para sanar esse problema, que se arrasta há meses, na cidade. Acompanhando de perto a situação, o parlamentar lembrou que, além do bairro Planalto, onde moradores afirmam estar há quase uma semana sem água, existem repetidas queixas vindas das comunidades do Aviso, Araçá, Canivete, Vila Bethânia, Vila Isabel, Vila Maria e Movelar.
Lucas Scaramussa afirma que o Executivo municipal falta com a verdade quando diz ser pontual o desabastecimento do último fim de semana. “É uma vergonha a falta de abastecimento de água em Linhares. Mas vergonha maior é como a prefeitura está lidando com esse tema: com mentiras nas redes sociais,” contesta o deputado.
O parlamentar se juntou a uma grande parcela da população que discorda do posicionamento do prefeito e de representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que foram à internet e a veículos de imprensa para dizer que a falta d’água no Planalto era pontual e tudo já estava sendo solucionado.
“Estão maquiando o problema. Além de ser uma covardia com os moradores ao dizer que se trata de um problema pontual. Eu mesmo fiquei sem água em minha casa. E é só ver os comentários na própria rede social da prefeitura. São muitos bairros e há muito tempo,” aponta.
Para Scaramussa, o prefeito e a autarquia devem vir a público apresentar uma solução definitiva para essa questão. “Eles precisam ir à imprensa e às redes sociais para dizer qual é a política pública que será adotada, de forma estruturada, que está sendo construída para resolver esse problema,” cobra o deputado. Veja Vídeo:
Polícia no SAAE
Já nesta terça-feira (21/11), de acordo com os vereadores Alysson Reis (DC) e Roninho Passos (DC), havia uma reunião marcada com o diretor do SAAE, porém quando os parlamentares chegaram a sede da autarquia juntamente com lideranças comunitárias de vários bairros da cidade, tiveram a informação de que havia ocorrido um imprevisto e que o diretor não poderia atendê-los. Nesse momento a situação vira caso de polícia quando a dupla de vereadores acionam uma guarnição, que chega até ao local.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que a viatura chega ao SAAE. Veja o vídeo:
Em outro momento é mostrado o vídeo de um diálogo da guarnição com a servidora do órgão (o NN não exibira o vídeo, para não expôr a servidora). Nossa produção conversou com o vereador Roninho, que informou que a presença da polícia se fez necessária para garantir que os vereadores pudessem acessar o órgão, uma vez que, existem situações em que os parlamentares enfrentam dificuldades para ter acesso e poder realizar o seu trabalho.
O Norte Noticia demandou o município a respeito do problema do desabastecimento de água e a presença da PM no SAAE, mas o município não respondeu.