Ícone do site Norte Notícia

Criança morre em hospital após ser picada por escorpião

Morreu na madrugada deste sábado (2), no Hospital Infantil de Vitória, uma criança de 3 anos, identificada como, Kauã Ribeiro da Silva,  após ser picada por escorpião no quintal de casa, em Barra de São Francisco, região Noroeste do Estado.

Kauã Ribeiro da Silva foi transferido do Hospital Dr Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco, onde estava internado. Segundo o diretor do Hospital Dr AlceuMelgaço Filho, Gustavo Lacerda, a criança que morava com os pais  no bairro Vila Santa Isabel chegou à unidade na noite de sexta-feira (1) com taquicardia e falta de ar e foi atendida no Pronto-Socorro, onde tomou soro antiescorpiônico.”Kauã  chegou com os pais e foi direto para o Pronto-Socorro. Acompanhei o caso. Ele estava com os sintomas mais graves das picadas de escorpião, como falta de ar, taquicardia.

Ele foi atendido pelo pediatra e tomou seis doses do soro antiescorpiônico, além de outros medicamentos como: antialérgicos. Também foi colocada uma sonda uretral e o paciente ficou no leito sem intensivo, segundo protocolo do Ministério da Saúde”, disse.

O diretor também informou que o pediatra que fez o atendimento solicitou a remoção da criança para o Hospital Infantil em Vitória no início da tarde, por conta do agravamento do estado de saúde dela. “Foi solicitada a UTI móvel do Estado para o paciente, por volta de meio-dia, por conta do agravamento do estado de saúde dele, que chegou ao hospital por volta de 15 horas”.

Por volta de 19 horas, ele deu entrada no Hospital Infantil e ficamos sabendo da morte do Kauã na  madrugada deste sábado (2), por volta de 3 horas”, disse.

 

ANÚNCIO

Fonte – gazetaonline

 

 

Alerta em Linhares

Aumento no número de pessoas picadas por escorpião em Linhares

 

O número de notificações de escorpiões em Linhares aumentou, numa comparação entre os meses de fevereiro e março deste ano e já soma o total de 42. Elas correspondem ao total de pacientes residentes no município e que foram picados pelo animal, que representa risco para população, uma vez que o ataque causa dor e pode até provocar a morte. Os dados são do Programa Municipal de Controle de Escorpiões, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares e a referência de atendimento é o Hospital Geral de Linhares (HGL). “Sabemos que existem muitos pacientes que não procuram atendimento médico, portanto, eles não entram nas estatísticas. Já o número de solicitações espontâneas, de pessoas que solicitam visitas, também, comprova o aumento nesses casos”, lembra a zootecnista e referência técnica do programa Janiele Marinato.

O número total de visitas realizado no mês de março chegou a marca de 45 no total, 36 a mais das realizadas em fevereiro. Os responsáveis pelo serviço trabalham na orientação e busca ativa de espécimes. Além disso, os profissionais realizam palestras informativas em escolas, empresas, órgãos públicos ou privados, conforme agendamento prévio. No mês passado o CEIM Amigos do Saber, no bairro Planalto, solicitou uma, realizada para familiares de alunos e moradores em geral. A proposta foi sugerida pelo corpo docente da escola. “O trabalho do programa é itinerante, é levar a informação para controle e combate do escorpião. Estamos à disposição, é só o interessado encaminhar ofício para a superintendência de Vigilância em Saúde e uma data será agendada para realização da palestra”, explicou Janiele.

Não há um fator único para o surgimento do animal em determinada região. Mas, o controle é possível com procedimentos simples dentro dos quintais e residências. “Eles procuram alimentos, especialmente durante a noite e durante o dia costumam esconder-se em lugares escuros e úmidos como pedras, frestas, barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, forros, dentre outros”, lembrou a zootecnista.

Dicas para prevenção do escorpião

– Limpeza e conservação de jardins e quintais, evitando o acumulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção, dentre outros;

– Para os jardins, cuidar ou evitar folhagens densas junto a paredes e muros e manter a grama aparada;

– Limpar periodicamente terrenos baldios;

– Sacudir bem as roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles;

– Vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de escorpiões pela residência.

 

Incidência em Linhares

 

Durante o ano passado, foram notificadas 170 notificações, 18 solicitações espontâneas e 185 visitas pelos bairros Planalto, Canivete, Palmital, Três Barras, Juparanã, Conceição e nos distritos e localidades rurais.

 

Terrenos baldios

Muitos proprietários de terrenos em Linhares desrespeitam o Código de Postura Municipal e não fazem a limpeza, como capina, e muitos vizinhos deste lotes jogam lixo e entulhos, colocando em risco a saúde e a segurança dos moradores ao redor, uma vez que esse tipo de atitude atrai escorpiões.  De janeiro de 2017 a janeiro deste ano, a equipe de fiscalização realizou 350 notificações nesses espaços e os bairros campões foram:

1º Três Barras: 154 notificações;

2º Planalto: 70 notificações;

3º Movelar: 53 notificações;

4º Palmital: 43 notificações.

5º Interlagos: 30 notificações.

A Prefeitura de Linhares trabalha intensamente para orientar e notivicar os proprietários que insistem em não limpar lotes e terrenos baldios. A multa é de R$ 234,75.

Atendimentos

Caso haja algum incidente com escorpião a orientação é de que o cidadão procure o Hospital Geral de Linhares – HGL, referência no Município no tratamento. As notificações são regulamentadas pelo registro de ocorrência no hospital.

Informações

Para informações sobre a solicitação de palestras ou atendimento domiciliar referente ao escorpião em Linhares, podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, localizado na Avenida Wilson Durão, 955 – bairro Três Barras. Telefone: 3371-4098.

 

Sair da versão mobile