Na noite desta terça-feira (16/04), no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) aconteceu uma reunião em que foi criado o Plano de Auxílio Mútuo (PAN)
O PAM é uma iniciativa de colaboração para unir empresas, bombeiros, poder público e comunidade no auxílio ao atendimento emergencial em casos de ocorrências de sinistros de grandes proporções. O Plano já conta com adesão de grandes empresas da Região Centro e Norte do Santo (entre Aracruz e Pedro Canário).
O objetivo é instituir, padronizar e sistematizar a disciplina de comunicação
utilizada nos casos de emergências críticas nas empresas componentes de realização de treinamentos simulados.
O PAM resume na união de empresas, para uma auxiliar a outra, caso ocorra casos de grandes sinistros, como incêndios, desabamentos e até mesmo vazamentos de produtos químicos. Caso isso ocorra haverá uma união de todas as equipes de brigadistas dessas empresas para atender, auxiliar a outra, onde estiver ocorrendo o sinistro.
A iniciativa é bem vista pela Defesa Civil de Linhares, e durante o lançamento do Plano, o coordenador da Defesa Civil de Linhares, o subtenente do Corpo de Bombeiros Paulo Roberto, disse que vê o Plano de Auxílio Mútuo (PAN), com bons olhos. “Essa iniciativa não atende somente as grandes indústrias, consequentemente beneficia também a população, pois caso ocorra algum evento de sinistro em uma empresa, com o acionamento de todos esses auxílios facilmente o sinistro será contido e não atingirá áreas residenciais. Ele ainda pontuou que caso ocorra sinistro de vazamentos de produtos químicos, com o auxílio do PAN o produto químico não atingirá os mananciais do município”. Disse o coordenador da Defesa Civil.
Quem também esteve presente na reunião, de criação do Plano, foi o tenente coronel Sartório, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares. O comandante elogiou a iniciativa e disse que irá buscar meios para viabilizar incentivos para todas as empresas que formam o PAM.