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Covid: População sofre com falta de material para impressão de RX

Imagem - Internet ilustrativa

As polêmicas que envolvem o atendimento em saúde de Linhares, precisamente, contra o Coronavírus, ainda revelam uma cidade que precisa se preocupar com seus munícipes. Os relatos se sucedem sobre falta de muitos materiais importantes que, numa cidade que pensa em futuro, e presente bem estar da população, esse quadro é inadmissível.

O relato de hoje, é de uma paciente que esta covid-19. Ela sentiu dores no peito, e se deslocou até o HGL. No meio do atendimento, foi feito um Raio-X do tórax da paciente. Mas, na hora do resultado, o profissional que atua no setor de radiologia, perguntou para a moradora: A senhora tem aparelho celular?  Ela, de pronto, respondeu que sim. O profissional então pediu o aparelho telefônico da paciente e explicou que iria fazer uma foto da tela do computador para que a paciente pudesse mostrar o resultado do exame para o médico, porque estava sem material para imprimir o Raio-X. A foto foi feita e, só então, foi possível seguir com a consulta.

É preciso lembrar que, quando abordamos uma situação dessas, não estamos falando mal, ou fazendo a tal politicagem. Mas, isso é um tremendo absurdo. Já vimos falta de muita coisa. Agora, faltar material de impressão de Raio-X, foi a primeira vez. “Em que situação chegamos em Linhares, que constrói tantas praças, mas deixa faltar o básico?”, perguntou um morador.

Nós demandamos o setor de comunicação da Prefeitura que se manifestou a através de nota, explicando que o sistema de Raios-X está digitalizado, contrariando a informação do próprio profissional da área, que afirmou a falta do material para impressão. Veja Nota:

“A Secretaria de Saúde informa que o resultado dos exames de RX no Hospital Geral de Linhares (HGL), agora é fornecido também de forma digital. Para isso, o município adquiriu uma digitalizadora. O paciente faz o exame e o médico já recebe o resultado para análise. Quando o paciente está internado, o material é impresso para compor o prontuário. Quando não internado, recebe o resultado digital, o que não impede a impressão, caso o paciente solicite. O paciente pode receber o resultado impresso ou digital. Já o laudo do exame é fornecido de forma impressa.

A Secretaria informa também que não está faltando material para o impresso. Acrescenta que o resultado digital além de oferecer agilidade e qualidade superior, resulta também em economia”.

 

 

 

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