Ícone do site Norte Notícia

Coronavírus: Unidade Sentinela registra média de 350 atendimentos por dia em Linhares

Medida tomada pela Prefeitura de Linhares desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Unidade Sentinela 24 horas,  que funciona anexo ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Linhares ( HGL), registrou no início desta semana uma média de 350 atendimentos por dia de pacientes que buscam a Unidade de forma espontânea. Após a triagem médica, os pacientes são encaminhados para a realização de testes e a média de conversão para casos positivos é de 39%.

Desde a semana passada, a secretaria municipal de Saúde de Linhares intensificou os atendimentos nas 35 unidades básicas, da sede e interior, para pacientes com sintomas da Covid-19. O paciente continuará sendo atendido pela unidade referência do seu território e, em caso de suspeita, e estando dentro dos dias de sintomas, se o médico identificar a necessidade de realização do teste Swab (cotonete) encaminhará o paciente para um dos seis Polos ou na Unidade Sentinela para detecção da doença.

A medida visa descentralizar e desafogar os atendimentos da Unidade Sentinela, que funciona em anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL). Os testes sorológicos (de sangue) sempre foram e continuarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, exceto as do interior do município. A partir de agora, o paciente poderá ser direcionado para fazer o teste Swab, se houver indicação médica, além da Unidade Sentinela, para um dos seguintes polos: Bebedouro, Planalto, Santa Cruz, CAIC, Interlagos I e Lagoa do Meio.

As unidades/polos que realizarão os testes vão funcionar como uma espécie de laboratório que atenderá somente os pacientes que estiverem com o pedido médico. Em seguida, com o resultado em mãos, o paciente retornará para sua unidade de saúde de referência para que o médico avalie e siga com os protocolos.

“Priorizamos a busca ativa e o monitoramento dos grupos de risco: idosos, acamados, gestantes e pessoas com comorbidades crônicas. Aqueles com sintomas respiratórios são aconselhados a manter isolamento domiciliar ou, em casos mais moderados, a procurar uma das 35 unidades de saúde do município. Nas unidades de saúde, realizamos o acolhimento dos pacientes sintomáticos respiratórios na área externa da unidade, quando possível, e logo são encaminhados à sala de atendimento/ isolamento respiratório. A equipe seguirá o protocolo de atendimento e, se necessário, solicitará a testagem adequada, de acordo com a janela sorológica”, afirma a diretora de Saúde da Família da Prefeitura de Linhares, Gabriella Gois Campo Dall’orto Siqueira.

Os casos positivos são monitorados diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, o que possibilita intervenção precoce, se for necessário. A secretaria municipal de Saúde ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves, como falta de ar, são encaminhadas para atendimento na Unidade Sentinela do HGL.

ANÚNCIO

 

 

Sair da versão mobile