Ícone do site Norte Notícia

Coronavírus: Funcionários da Educação dizem que não estão sendo monitorados pela prefeitura de Linhares

Diante das informações oficiais que dão conta de 1 caso confirmado e um retificado de coronavírus em Linhares, funcionários do setor de educação, que tiveram contato com o professor, que foi o primeiro caso de contágio registrado na cidade, reclamam que ainda não receberam nenhuma ligação de nenhuma autoridade em saúde e, nem mesmo, de funcionários que atuam no combate ao vírus.

Fontes que não serão identificadas pela nossa reportagem, mas que estão preocupadas, revelam  que tiveram contato com o professor enquanto ele ainda estava em atividades escolares. Mas, bem ao contrário do que a disse a prefeitura até agora, afirmando que todos estão sendo acompanhados, os relatos afirmam que são funcionários apenas em quarentena, ou seja, em casa, sem terem sido procurados pelos profissionais em saúde.

ANÚNCIO

Através de mensagens para colegas de trabalho, existem relatos de sintomas diversos que, segundo os profissionais da educação, merecem atenção já que tiveram contato com quem testou positivo para coronavírus. Um dos relatos afirma que até uma carta foi enviada ao prefeito Guerino Zanon, perguntando sobre assistência anunciada pelo município.

Em nota, a prefeitura respondeu:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos os profissionais que tiveram contato com o professor que contraiu o Covid-19 permanecem em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e equipes de saúde do município.

Informa ainda que a EMEF Auto Guimarães e Souza passará por uma inspeção sanitária.

Salienta-se que as equipes de saúde também monitoram todos os casos suspeitos registrados no município, como os já confirmados”.

Secretaria de Saúde de Linhares, não se entende com a comunicação do município e nem com a Secretaria de Saúde do Estado.

Após divulgar na noite de ontem (16/03), que o município de Linhares tinha registrado o segundo caso de coronavírus, inclusive o secretario Saulo Meirelles, afirmou ao vivo durante uma entrevista a um telejornal da TV Gazeta Norte e o setor de comunicação da Prefeitura enviar uma nota para os meios de comunicação. Veja Nota:

“As secretarias de Saúde do Espírito Santo e de Linhares informaram no início da noite desta segunda-feira (16), o registro do segundo caso de coronavírus confirmado em Linhares. O caso é um dos 10 suspeitos que estão em análise no Laboratório Central do Espírito Santo- Lacen-ES.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, alertou que o momento é de intensificação das medidas de prevenção. “O Município está preparado para este enfrentamento. Seguimos as medidas de contenção e de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde e contamos com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e das secretarias municipais, que é fundamental”.

Ele salientou ainda que não há motivo para pânico. “O que devemos é ressaltar as medidas preventivas e tranquilizar os linharenses quanto à estrutura de saúde organizada no Município, como todas as 35 unidades de saúde que estão preparadas para receber os casos suspeitos e também o HGL para os casos mais graves, caso sejam registrados”.

Desde o registro dos primeiros casos da doença no Brasil, Linhares já iniciou a implantação de medidas de contenção. Foi um dos primeiros municípios do Estado a instalar o Comitê de Enfrentamento à Doença e a definir o Plano de Contingências e de Fluxo de atendimento a pacientes.”

O secretario voltou atrás, e disse nesta terça-feira (17/03), novamente ao vivo na mesma emissora de TV que a Secretaria do Estado (SESA), confirmou um caso positivo para o coronavírus no município.

Já a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Só fez a retificação do número de casos confirmados, após ser demandada pelo Norte Noticia no inicio da tarde desta terça-feira (17/03).

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile