Ícone do site Norte Notícia

Contradição – Leitos no HGL para atender pacientes com covid-19 estão prontos ou não? Veja vídeo

O que seria uma ótima noticia para os moradores de Linhares se tornou em uma grande dúvida. Há 15 dias em uma participação no programa “ Bate-Papo da SIM” da TV em Linhares, o prefeito Guerino zanon afirmou que o Hospital Geral de Linhares (HGL), estava preparado para atender pacientes com convid-19. Ele ainda detalhou que na unidade de saúde já existiam 35 respiradores e que naquele dia (14/04) estava entregando mais 7 leitos de UTI. Veja vídeo

Mas na tarde desta quarta-feira (29/04), tanto a Prefeitura quanto o prefeito, divulgaram em suas redes sociais que esse mesmo hospital (HGL), que ele afirmou que já estava pronto para receber os pacientes com covid-19, ainda esta passando por uma série de adequações para virar um dos hospitais referenciados pelo Governo do Estado do Espírito Santo no tratamento dos casos graves da Covid-19, na divulgação, nem a Prefeitura e o prefeito deixam claro quando que os 10 leitos estarão  realmente prontos para atender os moradores de Linhares com o novo cornavírus, que necessitarem de internamento. Eles dizem apenas que a previsão é de que os leitos estejam disponíveis no mês de maio, que tem 31 dias.

O estranho é que em resposta a uma reportagem nossa do dia 26 de abril, quando um dos assuntos da reportagem foi o motivo de que o Hospital Geral de Linhares, não estava internando pacientes em estado grave com o novo cornavírus, a Prefeitura mais uma vez disse que o HGL estava preparado para receber esses pacientes e confirmou a existência de 31 leitos e mais 7 que estavam sendo preparados. Agora fica a pergunta: Se no último dia 26 existiam 31 leitos prontos no HGL para atender pacientes graves com coivd-19, por que segundo a própria prefeitura e o prefeito esse número caiu para 10? Se os leitos já estavam prontos, o que aconteceu que eles não estão mais prontos?

Com a palavra a administração publica de Linhares.

Veja nota da Prefeitura enviada para nossa reportagem no dia 17 de abril:

“A secretaria municipal de Saúde informa que o Hospital Geral de Linhares (HGL) possui 31 respiradores e está em andamento adequações na estrutura física para disponibilizar mais 7 leitos exclusivos para pacientes em estado grave do coronavírus.

Pontua que, o HGL está atendendo os pacientes com um novo fluxo de acolhimento para prevenção e agilidade na identificação de casos suspeitos de coronavírus.  Assim que chega a unidade hospitalar, a pessoa é abordada por um profissional de enfermagem que faz o primeiro atendimento na recepção no Pronto Socorro.

Caso sejam detectados sintomas da doença, o paciente recebe uma máscara e é encaminhado para uma sala de triagem, onde o atendimento é realizado com toda medidas de segurança necessárias.

Os hospitais do norte do Estado referências para tratamento da Covid-19, determinados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, são o Dr. Roberto Silvares, em São Mateus, e o Sílvio Avidos, em Colatina.

As indicações são pelo fato dos hospitais serem gerenciados pelo Estado. O HGL, mesmo em processo de estadualização, é gestão do Município.

 

 

 

ANÚNCIO

 

 

Sair da versão mobile