Ícone do site Norte Notícia

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Linhares realiza Encontro de Capacitação

Na tarde do dia 15 de fevereiro, quarta-feira, no Auditório do Sicoob Leste Capixaba, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Linhares realizou um Encontro de Capacitação, que abordou a comunicação não violenta, o fortalecimento de vínculos e a construção de círculos de paz.

A capacitação foi ministrada pelas instrutoras Márcia Saldanha e Andréia Toniato. Márcia é Assistente Social, especialista em combate a violência doméstica, gênero, raça e etnia, e é atualmente Referência Técnica no tema contra esse tipo de violência no município de Vila Velha.

Já Andréia, é pedagoga, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (Vila Velha), e coordenadora do núcleo de práticas restaurativas do município de Vila Velha.

Além das Conselheiras do COMDIM, o evento contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Luciana Mantovanelli Amorim, bem como da Vereadora Municipal Therezinha Vergna, e de diversos profissionais da rede de atendimento às mulheres linharenses.

ANÚNCIO

“Participar deste encontro ofertado pelo COMDIM, foi uma experiência inesquecível. A comunicação empática melhora diálogos e relacionamentos. É um fator fundamental na construção de relacionamentos interpessoais de qualidade. A habilidade de uma comunicação não violenta contribui no fortalecimento de vínculos e numa relação mais harmoniosa, inclusive no ambiente de trabalho”, afirmou a Secretária Luciana.

Segundo a Diretora do Naps e da Casa Rosa, a Sra. Kessy Bonicenha Brunetti, que também compõe o Conselho, “o evento foi muito rico no que se refere aos conteúdos abordados, bem como ao engajamento e interação entre os participantes”.

Para o Assistente Social do Iphac/CRJ, Arlei Vieira Izabel, “o Encontro abordou temas muito pertinentes”, dentre os quais destacou o círculo da paz, “um método que privilegia a igualdade na medida em que possibilita aos participantes expor seus posicionamentos, opiniões e sentimentos, por meio do objeto da palavra”.

A Instrutora Márcia Saldanha, mencionou que foi muito significativo estar no município de Linhares verbalizando sobre práticas Circulares e esconstruindo paradigmas sobre Gênero e Controle Social. De acordo com a especialista, “construir políticas públicas para Mulheres vítimas de violência com alguns recortes sociais, se faz necessário, visto o número de violações sofridas pelo público feminino”. Reforçou também, que “precisamos unir forças, instrumentalização profissional e controle social, via Conselho, para que se possa acionar mecanismos de serviços, prevenção e diálogos, a respeito do tema, nesse momento crítico. É também fundamental, trazer para si a responsabilidade de uma construção única, voltada ao tema Gênero/Feminicídio/Lei Maria da Penha, para que juntos possamos desconstruir e educar”.

Com base na Lei 3.801/2018, o COMDIM foi empossado em março de 2022, com o objetivo de propor diretrizes de ações governamentais voltadas à promoção dos direitos das mulheres. Desde então vem buscando se organizar e participar ativamente das discussões e projetos relacionados aos direitos das Mulheres, na cidade de Linhares.

Para a  Presidente do Conselho, Sra. Patrícia Santos Lima, “é fundamental que a Sociedade Civil e o Poder Público se unam na luta pelo combate à violência contra a mulher, pela igualdade de gênero, e em defesa da saúde, educação e autonomia das mulheres, pautas extremamente relevantes para nossa sociedade”. Disse a presidente.

Foto – Comdim Linhares
Sair da versão mobile