Os internautas já podem conferir a nova versão do Conecta Cidadão (www.conectacidadao.es.gov.br), que reúne em um único endereço as informações essenciais referentes aos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual.
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Conecta Cidadão conta com 512 serviços, sendo que 252 são totalmente digitais, 134 parcialmente digitais e 126 presenciais.
Os usuários podem selecionar os serviços por tema (agricultura, documentos e certidões, educação, empresas, meio ambiente, infraestrutura, saneamento, entre outros); órgão público; município; e tipo (digital, parcialmente digital e presencial).
Uma das principais mudanças é a possibilidade de acessar o site do órgão responsável pelo serviço. Essa alteração tem como objetivo melhorar a experiência dos internautas, fazendo com que a resolução das demandas seja mais ágil e prática.
Na página de cada serviço, o cidadão poderá iniciar o procedimento para fazer reclamações, elogios, sugestões, denúncias ou tirar dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação, por meio do sistema E-OUV, utilizado pela Ouvidoria-Geral do Estado.
Simplicidade e rapidez
Para o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, a nova versão do Conecta Cidadão tem recursos voltados para facilitar a navegação, o que é fundamental para o usuário localizar os serviços de forma mais prática e veloz. “Houve um grande empenho das equipes do Prodest e da Seger em entregar um site totalmente novo fazendo com que a navegação pela carta de serviços torne mais rápida a busca por um atendimento”, enfatizou.
Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, a administração pública deve sempre buscar a evolução no atendimento. “A oferta de serviços à sociedade de forma acessível e simplificada é essencial. Nesse sentido, a Carta de Serviços é ponto de partida para o cidadão. A melhoria do Conecta Cidadão reflete nossa busca contínua por melhorar a experiência de nossos cidadãos quando buscam serviços estaduais”, pontuou.