Um produtor rural de São Mateus acabou vivendo uma grande frustração após comprar sementes exóticas pela internet. Em vez das frutas e verduras anunciadas nos pacotes, o agricultor viu nascer apenas capim e mato na propriedade.
O produtor Aldaécio Bergamini é conhecido por cultivar variedades diferentes em sua propriedade, onde planta café, pimenta e mantém uma horta com espécies incomuns.
Apaixonado por novidades no campo, ele já cultivou berinjela branca, quiabo rosa, abacaxi sem espinho e até mandioca que pode ser consumida crua.
Desta vez, porém, a experiência terminou em prejuízo e indignação. A cunhada dele, Lucineia Souza Pinheiros, encontrou anúncios na internet oferecendo sementes de tomate negro, tomate gigante e até melancia roxa. Animada com a novidade, decidiu comprar os produtos para presentear o agricultor.
📢 Nos Siga no Instagram – @nortenoticiaes
Segundo Lucineia, as embalagens aparentavam ser profissionais, contendo manual de plantio e até QR Code com instruções. Mesmo assim, após o plantio, nenhuma das espécies prometidas apareceu.
“Eu vi a semente diferente e comprei para ele plantar lá na roça. Mas, quando chegou, já achei suspeito”, contou.
No lugar dos produtos anunciados, apenas capim e mato cresceram na área preparada pelo produtor.
“Não tem tomate, não tem nada. Tem frustração”, lamentou Aldaécio.
📲 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
Canal Norte Notícia no WhatsApp
Após perceber que havia caído em um golpe, o produtor gravou um vídeo nas redes sociais alertando outras pessoas sobre os riscos de comprar sementes sem procedência na internet. A publicação ganhou repercussão e, segundo ele, vários internautas relataram situações semelhantes.
Especialistas alertam que sementes comercializadas no Brasil precisam obedecer normas do Ministério da Agricultura, incluindo identificação do produtor, CNPJ, nota fiscal e certificado de conformidade.
Produtos vendidos fora dessas exigências são considerados irregulares e podem causar prejuízos aos consumidores.
Depois da experiência negativa, a família afirma que não pretende mais adquirir sementes pela internet.
“Na internet, não mais. Não recomendo”, afirmou Lucineia.
Espaço aberto
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
