Prefeitos e outros representantes de cinco cidades da região noroeste do Espírito Santo participaram da abertura do 33º Festival de Balonismo, no município de Torres, no Rio Grande Sul, para realizarem uma visita técnica na região do GeoParque dos Canyons do RS. A visita técnica tem o objetivo de conhecer mais sobre o turismo na região, buscando potencializar ações turísticas para a região noroeste do Estado do Espírito Santo.
A viagem foi promovida pelo Consórcio Noroeste (CIM), presidido pelo Prefeito de Pancas, Dr Sidiclei Giles, em parceria com CIDITUR RS e terá ainda terá viagens para conhecer outras regiões turísticas no Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina.
Segundo Sidiclei, a viagem deve consolidar um acordo de parceria entre os dois consórcios que viabilizará as ações iniciais para consolidar o Turismo de Aventura na região dos Pontões capixabas, como por exemplo o voo livre, o balonismo, as rotas gastronômicas e toda a cadeia produtiva do turismo de campo.
O Consórcio CIM Noroeste criará uma Câmara Setorial de Turismo e Sustentabilidade que fará a coordenação voltada para implementação das ações nos municípios consorciados.
Participaram da Comitiva os prefeitos de Marilândia, Gutim Astori, de Pancas, Dr. Sidicley Giles de Andrade, de Vila Valério, Davi Ramos e o Vice-Prefeito de Baixo Guandu Dr. Patrick Favarato Perutti, Professor Francisco Silva, consultor de Gestão e Tecnologia, além de representantes do município de Águia Branca e do Consórcio CIM Noroeste.
O Consórcio CIM Noroeste
O Consórcio Público da Região Noroeste – CIM Noroeste, foi fundado em 10 de setembro de 1997, com o objetivo de promover o planejamento, a coordenação dos esforços, a execução de serviços e ações de saúde de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.
Atualmente é constituído pelos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantena/MG, Marilândia, Mantenópolis, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.
Atendendo assim a uma população estimada em aproximadamente 400.000 (quatrocentos mil) habitantes.