Ícone do site Norte Notícia

Com previsão de arrecadar 1 Bilhão, população mais carente de Linhares fica praticamente fora do orçamento, e vereador cobra

Aconteceu na manhã da quarta-feira 15 de junho, na Câmara de Vereadores de Linhares, a audiência pública para discutir as metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício financeiro de 2023. A reunião contou com a participação do secretário municipal de Finanças, Juliano César Gomes, que esteve à disposição dos vereadores para sanar dúvidas sobre os pontos apresentados no projeto.

A audiência teve início às 10h numa véspera de feriadão. Além da data e horário da realização da audiência, o que também chamou bastante a atenção foram os questionamentos feitos pelo vereador Tarcísio Silva (PSB), no que diz respeito à área social, que de acordo com o parlamentar tem deixado muito a desejar, já que a previsão de arrecadação para o município é de cerca de 1 bilhão de reais.

Durante a fala do parlamentar houve alguns questionamentos ao Secretário de Finanças, Juliano Gomes. Tarcísio começou questionando que temos uma cidade com a previsão de 1 bilhão em arrecadação, mas as políticas públicas de cunho social têm sido deixadas de lado. Entre os questionamentos, o vereador relatou que a cidade de Linhares, no ano de 2021, distribuiu menos cestas básicas que em comparação ao município de Rio Bananal,  questionou também que empresas, que não são do município, têm recebido terrenos em áreas milionárias da cidade, de graça, para construir empresas, enquanto isso tem pessoas passando fome. “Não sou contra instalações de empresas, mas a população carente precisa ser lembrada no orçamento”. Disse o vereador. Ele ainda destaca que as pessoas que antes compravam peitos de galinha agora estão comprando pés para comer, e o município com a arrecadação que tem, não tem reforçado os programas sociais dos governos federal e estadual.

O parlamentar encerra sua fala perguntando ao secretário: “Temos condições de fazer orçamento social para Linhares, diante do potencial de riqueza que a cidade tem de arrecadar um bilhão de reais para 2023? Há tempo de alguém buscar esse olhar social dentro dessa peça orçamentária?  Veja vídeo:

O secretário de finanças, Juliano Gomes, respondeu aos questionamentos apenas dizendo que a maioria dos questionamentos seria com a secretária de Serviço Social, que os governos, federal e estadual têm programas nestes sentidos e que o município escolheu atuar fora de sua área, na educação, com a Faceli e na saúde com o HGL.

A partir de agora, o projeto da LDO 2023 segue para recebimento de emendas e parecer final da Comissão de Finanças, previsto para ser apresentado na Sessão Ordinária do dia 4 de julho.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile