Ícone do site Norte Notícia

Clínicas de Linhares registram falta de vacina contra dengue

Com o aumento dos casos de dengue nos últimos meses, a procura pela vacina nas clínicas particulares de Linhares também tem crescido. No entanto, entre duas clínicas privadas consultadas nesta quarta-feira (14), ambas relataram não ter nada do estoque do imunizante.

De acordo com as clínicas, a procura aumentou entre janeiro e fevereiro, após o anúncio do aumento no número de infectados pela doença. Na clínica especializada em vacinação Novaprev Vacinas, por exemplo, localizada na avenida Getúlio Vargas, Edifício Laguna Center, no Centro, as doses acabaram antes do Carnaval.

“A procura foi alta. E após a divulgação da vacina, aumentou ainda mais. Porém, entrou em falta neste mês de fevereiro”, explicou uma atendente, de pré-nome Cida. Ela informou ainda que a clínica aguarda um novo lote para atender, só que não há previsão para chegada de novas doses.

Os imunizantes estão disponíveis nas clínicas particulares de Linhares desde o ano passado, com preços que podem chegar a quase R$ 500 por dose.

A vacina QDenga foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e disponibilizada para venda em julho do mesmo ano. Sua eficácia global contra infecção é de 60% a 80%, enquanto seu efeito contra formas graves é de 85% a 90%.

Desta forma, a vacina é capaz de prevenir aproximadamente 8 em cada 10 casos de dengue grave e com risco de hospitalização. Liberada para faixa etária entre 4 e 60 anos, deve ser aplicada em duas doses com intervalo de três meses.

 

ANÚNCIO
Sair da versão mobile