O Centro de Detenção Provisória de São Mateus inaugurou, na última semana, a Rádio Êxodus. Com um repertório musical variado em sua programação, o objetivo de implementar a rádio na unidade é oferecer para os internos ressocialização, informação e momentos de entretenimento.
Desde a inauguração, a rádio tem sido um canal de comunicação e uma forma de abrir para os internos uma nova perspectiva de profissão. Na programação, além de músicas, são veiculados momentos de estudo bíblico, palestras com profissionais de saúde, assessoria jurídica e assistência social, além de contar com a participação de familiares e igrejas.
Para a diretora da unidade, Alessandra Costa, envolver os internos no projeto foi uma forma de ampliar as perspectivas de uma nova profissão, já que eles foram capacitados para participarem da rádio. “A capacitação dos internos para uma nova profissão abre portas, já mesmo antes de eles saírem do sistema prisional. E, quando saírem, vão ter formas e capacidade de regressarem para uma vida digna e justa não só para eles, mas para suas famílias”, destacou.
De acordo com o idealizador da rádio e chefe de segurança da unidade, Marco Antônio Veloso, a rádio tem sido um canal de conscientização e de comunicação e aproximação dos internos com seus familiares. “Desde a implementação da rádio, é perceptível a mudança e a melhora no clima e no convívio dos internos. A rádio tem sido um canal de comunicação muito importante, aproximando família, internos e sendo uma valiosa ferramenta de ressocialização”, disse Veloso.
Antes da inauguração da rádio, dois presos e um policial penal participaram de uma capacitação realizada por um radialista profissional, de oratória e técnicas de locução. O projeto contou com o apoio técnico dos setores de assistência social e psicológica da unidade.