Ícone do site Norte Notícia

Castramóvel: Prefeitura de Linhares inicia inscrições para castrar 600 cães e gatos fêmeas

O serviço Castramóvel, que realiza castração de cães e gatos de tutores residentes em Linhares, iniciará na próxima terça-feira, dia 29, o seu processo de inscrições. O primeiro bairro a receber as equipes será o Aviso e em seguida, o bairro Interlagos.
O Castramóvel integra as ações de políticas públicas da Prefeitura de Linhares por meio do Departamento de Bem-estar Animal da secretaria municipal de Meio Ambiente. O serviço é inteiramente de graça e a expectativa é castrar 300 cães e 300 gatos, somente fêmeas.
As inscrições serão realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Interlagos e Aviso, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Nos dias 29 e 30 de outubro as inscrições serão realizadas no CRAS do bairro Aviso, e nos dias 31 de outubro e 1º. de novembro, no CRAS do bairro Interlagos.
O Castramóvel estará em Linhares entre os dias 18 e 24 de novembro para realizar os procedimentos de castração de cães e gatos fêmeas. O dia de atendimento de cada animal será informado no ato de inscrição.
A prioridade de atendimento são os moradores inscritos no Cadúnico.
A escolha dos CRAS do Aviso e do Interlagos para fazer as inscrições foi devido a estrutura de atendimento disponível nas duas unidades.
No momento da inscrição, o responsável pelo animal deverá portar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), comprovante de residência, caderneta de vacinação do animal atualizada (deve comprovar a aplicação da vacina antirrábica) e comprovante do NIS do Cadúnico.
O animal só poderá ser inscrito para a castração caso tenha acima de 4 meses até 7 anos, não seja animal braquicefálico  e tenha até 30kg,.   Só terão acesso ao programa animais sem raça definida (SRD).
Para a diretora de Bem-estar animal da Prefeitura de Linhares, Renata Rangel Rosa, o projeto é uma questão de saúde pública e de sensibilização por parte da Prefeitura de Linhares com aquelas pessoas que não têm condições de pagar por um atendimento.
Além disso, a castração responsável previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.

 

NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

 

ANÚNCIO
Sair da versão mobile