Ícone do site Norte Notícia

Caso Samarco: Justiça Determina Indenização e inclusão de novas vítimas no processo 

Reprodução: MPES

Na tarde desta quinta-feira (04/07), o Ministério Público Federal (MPF), divulgou em seu site oficial a determinação para que pescadores e outros atingidos nos municípios de São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Conceição da Barra sejam indenizados.

O rompimento da barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais, em 2015, despejou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério no Rio Doce, levando à proibição da pesca em diversos municípios do Espírito Santo e afetando milhares de pescadores. 

As mineradoras Vale e BHP, junto com a Fundação Renova — criada para gerenciar o processo de indenização das vítimas —, foram ordenadas a incluir novas vítimas no processo indenizatório. O cálculo das indenizações será feito com base no lucro cessante, cobrindo as perdas financeiras dos pescadores e outros trabalhadores que tiveram suas atividades interrompidas pela tragédia.

Essa decisão judicial representa um passo importante na compensação dos danos causados pelo maior desastre ambiental do Brasil, oferecendo um alívio para as comunidades devastadas e contribuindo para a recuperação econômica da região.

ANÚNCIO
Fonte: MPF
Sair da versão mobile