O tempo quente e úmido do verão, com chuvas frequentes e calor intenso, formam o ambiente ideal para a proliferação dos mosquitos. Para combater principalmente o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a secretaria municipal de Saúde de Linhares vai intensificar as visitas domiciliares dos agentes de endemias às residências e fortalecer as ações de combate ao mosquito com o uso do carro pulverizador de inseticida, popularmente conhecido como fumacê.
A ação é uma das que foram definidas na primeira reunião da Sala de Situação permanente, para concentrar todas as informações sobre a dengue em Linhares, e que foi instalada na última quarta-feira (7) pelo prefeito do município, Bruno Marianelli.
O roteiro do fumacê é programado pela Vigilância Ambiental e é de acordo com as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as notificações de focos dentro dos domicílios registrados pelos agentes de endemias. Atualmente, Linhares possui 866 casos confirmados de dengue.
O itinerário do carro fumacê começa nesta sexta-feira (9) no Pontal do Ipiranga, em Chapadão das Palminhas e no Residencial Rio Doce, no bairro Aviso. No sábado (10), seguirá para o bairro Canivete e no domingo (11), retorna ao Pontal do Ipiranga. Na segunda-feira, dia 12, o fumacê percorrerá o distrito de Povoação e terça-feira, dia 13, estará no distrito de Bebedouro.
Segundo a secretaria municipal de Saúde de Linhares, mais de 80% dos focos do mosquito estão nas residências. Por isso, além do fumacê, que atinge apenas os insetos adultos, é preciso a participação de toda a população, observando em suas casas e imóveis em geral, objetos que possam acumular água parada.
O objetivo é que os quarteirões sejam envoltos com a névoa para que o inseticida entre na casa das pessoas. É a técnica mais adequada para o controle do mosquito Aedes aegypti, que tem seus criadouros predominantemente no interior dos imóveis.
“O fumacê tem eficácia apenas sobre os mosquitos já adultos, não impedindo que novos insetos apareçam após a aplicação do inseticida. Portanto, a melhor forma de evitar a proliferação é agir de maneira preventiva, eliminando os locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, explica a supervisora geral de endemias da Prefeitura de Linhares, Luzinete Urbano da Silva
Fumacê
O fumacê é uma das ferramentas de prevenção de mosquitos utilizadas na capital e age somente sobre os insetos adultos que se encontram no local no momento da aplicação espacial de inseticida, não tendo ação direta em seus criadouros.
Para eliminar os criadouros, as equipes de Agente de Combate a Endemias monitoram e tratam todos os locais que costumam acumular água na cidade, aplicando larvicidas biológicos em criadouros naturais, e também fazem visitas domiciliares.
Porém, 80% dos focos de mosquitos ainda estão dentro das residências, desta forma, é necessário que a população ajude a Prefeitura a combater essa causa, tirando apenas 15 minutos por semana para a limpeza dos quintais e eliminando todo e qualquer possível criadouro do mosquito sobretudo os objetos que acumulam água.
“No período de chuvas e forte calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus. As doenças podem ser evitadas por atitudes simples, como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada e fazendo a limpeza correta dos quintais e imóveis”, conclui Luzinete.