Ícone do site Norte Notícia

Câmara retorna às atividades nesta quinta-feira (2). Lideranças sociais acompanham de perto os trabalhos dos vereadores

foto: arquivo norte notícia

Os vereadores eleitos estão ali porque alguém os colocou, certo? Dessa forma, podemos afirmar que eles representam aqueles que os elegeram, e consequentemente representam também aqueles que não votaram. Ou seja, independente se a representação é boa ou ruim, ela é reflexo do voto popular, ou da omissão dele.

 

Ter consciência do poder que o voto tem é o primeiro passo para eleger bons representantes. E depois de eleitos, o que fazer? A resposta é simples: acompanhar, fiscalizar e cobrar dos vereadores ações, melhorias, leis entre outras tantas coisas.

 

Em Linhares as atividades da câmara municipal de vereadores retornam na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, com a primeira sessão ordinária do ano. E como de costume, é comum ver no plenário Joaquim Calmon diversos grupos sociais e sociedade civil organizada, acompanhando de perto os trabalhos dos vereadores.

 

No plenário há pessoas representando diversos setores da sociedade, como por exemplo: representantes das mães de crianças com autismo, dos animais de rua, dos servidores públicos, dos professores e também representantes de comunidades distantes da sede do município.

 

Convidamos o Diretor do SISPML representante dos servidores públicos, Gilson Lima,  para falar da importância de acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores na câmara.

 

“Para alguns pode parecer bobeira, muitas pessoas acabam desacreditadas nos vereadores, no trabalho da Câmara, mas como representante dos servidores eu sei que a nossa presença nas sessões é importante. Temos muitas pautas, reivindicações e a única forma de termos melhorias na nossa carreira, e melhores condições de trabalho no município é através da câmara, é aqui que tramita por exemplo as nossas leis, nossos salários e benefícios. Enquanto servidor é nosso dever cobrar dos vereadores, pois somente eles podem cobrar as nossas reivindicações de forma mais efetiva ao nosso chefe, que é o prefeito.” Afirma Gilson.

O diretor do SISPML completa: “Há municípios em que a população muitas vezes é inimiga dos servidores, o que não é o caso de Linhares. Aqui, vemos que as pessoas têm consciência de que os servidores públicos estão ali para bem servi-los, e tem consciência também de que, para que os servidores prestem um serviço de qualidade à sociedade, antes é necessário que haja ótimas condições de trabalho como estrutura física, salários justos e dignos, capacitação e aperfeiçoamento, e o mais importante que sejamos respeitados pela administração.”

Gilson também fala do reflexo que isso tem na sociedade: “Como representante dos servidores, me preocupo com a minha classe, mas sei que quando a gente, o povo, participa das sessões e cobra os vereadores, a gente tem a receber melhorias na infraestrutura do nosso bairro, Projetos de Leis que vão atender demandas específicas como saúde, segurança, lazer e, também, quando a gente acompanha de perto os trabalhos dos vereadores a gente sabe de forma mais clara quais são os interesses que cada Vereador está defendendo ali, se estão olhando para população de verdade ou estão olhando para si mesmos.”

ANÚNCIO

 

Saber quais são os Projetos de Lei que cada Vereador apresentou e entender para que servem e quais benefícios trarão, deveria ser uma prática comum na sociedade. Note que por meio dessa atitude a população consegue saber exatamente como o vereador vem se comportando em relação aos problemas pontuais da cidade, e se realmente está exercendo corretamente sua função.

 

Quem for acompanhar a primeira sessão ordinária do ano, nesta quinta-feira dia 2, perceberá algumas novidades como a primeira sessão conduzida pelo novo presidente, vereador Wellington Vicentini, e também, a presença da mais nova vereadora Pamela Maia, suplente que assumiu a vaga após a convocação do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Roque Chile, para o cargo de Secretário de Cultura e Turismo de Linhares.

 

Acompanhe as sessões da câmara diretamente do plenário, quem sabe você figure também em matérias aqui no site.

 

SERVIÇO:

 

Retorno das sessões: 02/02/2023 (quinta-feira)

Horário: 18h (com transmissão ao vivo)

Local: Plenário Joaquim Calmon (sede da câmara)

Sair da versão mobile