Com o termino do sonho da estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL), e na ocasião o governo do Estado, emitiu uma nota dizendo que a gestão municipal fez esforço para não permitir que o processo se concretizasse e neste mesmo dia a Prefeitura tentou explicar, também através de nota e disse que o município foi surpreendida com a notícia de que o Estado não mais assumiria o Hospital Geral de Linhares. Com toda essa polêmica á parte os moradores de Linhares chegam ao final do mês de julho com uma boa notícia, por parte do Governo Estadual. É que o governo do Estado acaba de autorizar um novo convênio para a Contratualização do Hospital Rio Doce.
Isso significa que será investido no Hospital Rio Doce mais de 85 milhões de reais, ano, por parte do governo do Estado.A boa noticia foi dada pelo subsecretário da Regulação do Acesso em Saúde da Sesa, Gleikson Barbosa.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Espirito Santo (SESA), diferente da administração do município de Linhares, que fez esforço para não permitir que o processo de estadualização do HGL se concretizasse, a gestão do Hospital Rio Doce, a partir do dia primeiro do mês de agosto passa para a gestão estadual, regularizando todos os serviços da linha de cuidado do hospital como Cardiologia e cirurgia cardiológica adulto, cirurgia vascular, maternidade risco habitual e alto risco, entre outros e ainda a implantação de novos serviços. Veja a fala de Gleikson Barbosa, da Regulação do Acesso em Saúde da Sesa.
O convênio com o Hospital Rio Doce, em Linhares, irá ofertar os serviços e especialidades médicas como:
- Cardiologia e cirurgia cardiológica adulto,
- Cirurgia vascular
- Maternidade risco habitual e alto risco
- Neurocirurgia
- Ortopedia
- Oncologia
- Cirurgia ginecológica
- Cirurgia de cabeça e pescoço benigno
- Cirurgia geral
Ainda pelo convênio, estão garantidos 130 leitos hospitalares e 10 leitos de sala vermelha, além da ampliação de outros serviços. Com o novo contrato o valor salta de 7 milhões ano, para R$ 85.097.340,24 ao ano e vai atender à demanda de Linhares e da região norte do Espírito Santo.