Na manhã desta Sexta-feira (20), Uma comitiva do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), composta por diretores e pelos presidentes do sindicato, Otto Baptista e Carlos Magno Pretti,presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), visitaram diversos setores dos hospitais, Rio Doce e Hospital Geral de Linhares, e cobraram providências por parte da gestão Publica da Saúde do município, referindo-se ao HGL e vários elogios foram feitos aos Gestores do Hospital Rio Doce,pela forma em que vem sendo administrado.
O Presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. Carlos Magno, disse que na comparação entre o hospital Rio Doce e HGL e como se houvesse uma mudança da água para o vinho e cobrou uma visão de gestão sobre a unidade de saúde publica. Veja na integra uma entrevista do Dr. Carlos Magno comparando as duas unidades de saúde.
Nossa reportagem também ouviu o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Dr.Otto Baptista. Ele também fez uma comparação dos dois hospitais e disse que no Hospital Rio Doce foi encontrada uma medicina de ponta, estrutura organizada e em comparação com muitos hospitais da capital o Rio Doce esta de parabéns. Dr.Otto,também deixou claro que no Hospital Geral de Linhares,existes carências como: mão de obra,escala furada,superlotação,muitas macas improvisadas pelos corredores,falta de medicamentos e insumos e ainda acrescentou que irá retornar ao HGL pra uma reunião com o corpo clinico onde os próprios médicos pediram através de uma abaixo assinado e no dia da reunião a imprensa será convidada a participar,onde será discutido: carga horária,salários em atraso entre outros.Acompanhe a entrevista.
Na sequência, a comitiva das entidades seguiu para São Matheus, onde será realizada uma blitz no Hospital Roberto Arnizaut Silvares, às 14 horas. Posteriormente, será realizada uma vistoria no Hospital São Marcos, em Nova Venécia, às 16 horas.
Ainda na sexta-feira (20), será realizada uma visita ao município de Barra de São Francisco, às 18 horas, para conferir a situação dos médicos do Hospital Doutora Rita de Cássia. Por fim, às 20h os diretores do Simes e do CRM-ES estarão presentes no Hospital Dr. Fernando Serra, em São Gabriel da Palha.
Sábado (21/04)
No sábado (21), segue o cronograma de blitz nos hospitais Santa Casa e Maternidade São José, em Colatina, às 8 horas. Às 13 horas se encerra a atuação das entidades, que retornarão à Vitória.
Confira a resposta da Prefeitura de Linhares através de nota:
A secretaria Municipal de Saúde trabalha rotineiramente na melhoria dos serviços de saúde prestados aos cidadãos do Município. Em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo irá aumentar para 20 o número de leitos em UTI no Hospital Geral de Linhares. Atualmente são 8 leitos.
Em breve será inaugurada a Unidade da Rede Cuidar em Linhares que vai beneficiar pacientes de 10 municípios da Região Central, entre eles Linhares, Rio Bananal e Sooretama, por exemplo. A unidade é construída no bairro Três Barras e é o novo modelo de gestão implantado pelo Governo do Estado do ES em parceria com os Municípios.
Atualmente Linhares possui 33 unidades de saúde e todos os seus profissionais passam por capacitação por meio das oficinas da Rede Cuidar que visa qualificar os servidores da Atenção Básica à Saúde que é a porta de entrada aos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.
No ano passado a Prefeitura investiu 34% do Orçamento em saúde, mais que o dobro do que preconiza o Ministério da Saúde que é 15%. Além disto, com recursos próprios, investiu R$ 37 milhões no Hospital Geral de Linhares. A média de atendimentos no hospital é de 700 pacientes/dia.
O HGL possui 9 profissionais médicos no Pronto Socorro Adulto e Infantil, diariamente, para atendimento a população além de plantonistas aos finais de semana.
Foto de capa – Simes