Ícone do site Norte Notícia

Aulas presenciais estão autorizadas no ES a partir de outubro

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

Os 75 municípios do Estado do Espirito Santos que estão no risco baixo de contágio do novo coronavirus, estão autorizados pelo O governo do Estado a voltarem com as aulas presenciais a partir do dia 5 de outubro. A decisão vale para o ensino fundamental das escolas municipais e privadas, e para o ensino médio das escolas particulares.

Já o retorno para os alunos do ensino médio da Rede Estadual será a partir do dia 13 de outubro, por etapas.

O anúncio foi feito dessa sexta-feira (25/09) pelo governo do Estado, durante uma coletiva de imprensa. De acordo com o secretário municipal de Educação, Vitor de Angelo, o protocolo foi finalizado nesta sexta-feira, pelas secretarias estaduais de Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa).

O secretário adiantou que uma das determinações que estará no protocolo a ser publicado na semana que vem diz respeito à quantidade de alunos que poderão voltar às escolas. “A retomada [do ensino infantil] é possível a partir do dia 5, mas não nos mesmos moldes do Ensino Fundamental I, II e do Ensino Médio. A diferença é que, no caso do ensino infantil, estará autorizada a volta apenas para o atendimento de pequenos grupos, conforme estará detalhado na portaria a ser publicada na próxima terça-feira”, explicou Vitor de Ângelo. Todas as atividades deverão obedecer ao protocolo publicado pelo governo do Estado no dia 8 de agosto. Uma das medidas é de que apenas metade dos alunos voltará para as escolas, e a outra metade permanecerá no ensino remoto. Na semana seguinte, os grupos fazem o revezamento.

No dia 8 de agosto, o governo estadual publicou a portaria com o protocolo a ser seguido no retorno das aulas dos níveis fundamental, médio e superior. Na ocasião, o secretário de Educação chegou a anunciar que o protocolo da Educação Infantil seria publicado na mesma semana. Entretanto, Vitor de Angelo alegou, durante uma coletiva realizada há um mês, que a equipe responsável pela elaboração das medidas vinha encontrando dificuldades e, com isso, o documento ainda não tinha data para ser divulgado.

Com relação aos Ensinos Fundamental I e II do Estado, a retomada das aulas presenciais ocorrerá nas semanas seguintes, respeitando o intervalo de 15 dias entre o retorno de cada etapa. Dessa forma, duas semanas após o retorno do Ensino Médio da rede estadual, será retomado o Ensino Fundamental II e, 15 dias depois, o Fundamental I.

Instituições de nível superior, como faculdades e universidades, estão autorizadas a retomar as atividades presenciais desde o dia 14 de setembro.

ANÚNCIO

 

 

 

Sair da versão mobile