Representando o futebol linharense, capixaba e brasileiro, os 32 atletas que integram a categoria Sub-16 do projeto Academia Capixaba de Futebol, no distrito de Bebedouro, iniciaram nesta semana, os trabalhos de preparação para disputar vários jogos amistosos contra grandes equipes europeias em Lisboa, na capital de Portugal. Desse total, 17 atletas serão selecionados pela equipe da comissão técnica do projeto para disputar os jogos em solo europeu.
Durante os quatro meses de preparação, os atletas passarão por vários treinos dentro e fora de campo, serão avaliados com relação a disciplina nos treinos e na escola, e ainda passarão por vários exames de saúde. Além disto, os adolescentes deverão ter em mãos todos os documentos necessários para viagem.
Ao todo, os atletas do projeto social de Bebedouro irão disputar seis amistosos contra grandes equipes que ainda estão em negociação como Benfica, Sporting Clube, Estrela Amadora, entre outras. Durante a disputa de cada jogo, os atletas serão avaliados por olheiros de grandes clubes europeus. Quem for aprovado, terá a chance de ficar por lá mesmo treinando futebol no clube em que for convocado.
A viagem dos atletas para Portugal está programada para acontecer no dia 26 de maio e será 100% custeada com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Esses recursos são provenientes de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.
O projeto Academia Capixaba de Futebol conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, outros órgãos públicos e da iniciativa privada
Atletas estão de olho na convocação
Gabriel Santos Dias é um dos atletas que estão treinando bastante de olho na convocação. “Estou dando o meu melhor nos treinos para que eu possa ter 100% de aproveitamento e ser um dos 17 convocados. É uma grande oportunidade que todos nós do Sub-16 estão tendo para alcançarmos nossos objetivos por meio do futebol”, disse o adolescente que joga na posição de volante na equipe do projeto.
Quem também está bastante esperançoso de ser convocado é Marcos Vinicius Onofrio. “O meu grande foco no momento é a convocação. Por isso, estou levando muito a sério os treinos, porque oportunidades como essas são difíceis de aparecer na vida da gente e quando aparece não podemos deixar escapar. Só tenho a agradecer a minha família, os treinadores e aos meus amigos que estão me dando total apoio nesse momento de preparação”, agradeceu.
O coordenador do projeto Associação Capixaba de Futebol, Neemias Santos, pontua que é uma alegria muito grande ver o projeto criando tantas oportunidades para as crianças e adolescentes da comunidade de Bebedouro.
“Esse é um evento de extrema importância para o futebol na cidade e no estado, porque não tem nenhuma outra equipe de projeto social, futebol amador ou profissional que irá fazer uma excursão internacional neste momento. Os nossos adolescentes terão uma grande chance de mostrar que tem algumas valias físicas e atléticas que possam interessar outras equipes maiores fora do Brasil. Além disto, fazer jogos amistosos num país com uma cultura e estilo de jogo diferente, pode criar oportunidades para os nossos meninos aqui no Espírito Santo onde o futebol ainda não é uma grande força, e ainda poder mudar a vida de uma família daqui de Bebedouro”, concluiu o coordenador.
Pai está na torcida para que o filho seja convocado
Jocimar Miranda Neves que não perde um treino do seu filho Everton no projeto, também está na expectativa que o seu filho seja um dos convocados. “O Everton é um menino super esforçado e dedicado no que faz, seja nas tarefas de casa, da escola e aqui nos treinos. Acredito que o meu filho tem muito a se destacar no futebol e estamos todos na torcida para que ele seja convocado”, comentou.
Jocimar também aproveitou para destacar a importância do projeto na vida das crianças e adolescentes de Bebedouro. “O projeto Academia Capixaba de Futebol só vem para somar na vida dessas crianças e adolescentes. Além de ensinar o futebol, o projeto é uma ferramenta importante para transformar vidas e formar cidadãos responsáveis aqui na comunidade”, afirmou.
Sobre o projeto
O projeto funciona no Complexo Esportivo “Antônio Jovita”, no distrito de Bebedouro. Atualmente, cerca de 250 atletas participam do projeto. Os treinos acontecem às terças, quintas e sábados, das 7h30min às 17h30min.
Como participar
Os interessados em participar devem estar matriculados em qualquer unidade de ensino e ter idade entre 7 e 17 anos.
Para realizar a matrícula os pais ou responsáveis devem comparecer no complexo no dia dos treinos, onde receberão toda orientação sobre como efetuar a matrícula.
Fonte e Fotos – PML