Associação contratada pela Prefeitura de Linhares por mais de R$ 25 milhões demite cerca de 50 profissionais da saúde
Norte Notícia
A sexta-feira, 13 de fevereiro, véspera de Carnaval, começou literalmente como uma “sexta-feira 13” para servidores da saúde do município de Linhares. A Associação Tristão, contratada pela Prefeitura por cerca de R$ 26 milhões para gerir serviços na área da saúde, demitiu aproximadamente 50 profissionais, segundo relatos dos próprios trabalhadores.
De acordo com servidores ouvidos pelo Norte Notícia, a entidade informou que as demissões ocorreram após um processo de avaliação interna, sendo dispensados aqueles que não teriam alcançado desempenho satisfatório.
Parte dos profissionais desligados havia sido contratada por meio de processo seletivo com vínculo temporário de 45 dias. Ao término do contrato, acabaram dispensados. Segundo os próprios demitidos, a justificativa apresentada foi baixo desempenho funcional.
Os trabalhadores atuavam em diferentes áreas da saúde, como auxiliares de dentista, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A equipe do Norte Notícia esteve na manhã desta sexta-feira na sede da associação, onde encontrou diversos profissionais dispensados. Em conversa com a reportagem, eles afirmaram possuir ampla experiência na área, com tempo de atuação entre 10, 15, 20 e até mais de 30 anos na saúde pública.
Segundo os relatos, apesar da experiência, muitos alegam que não passaram por avaliação formal antes da decisão.
O Norte Notícia tentou falar com Ana Paula, que se identificou como responsável técnica da associação. Questionada sobre as demissões, ela afirmou que não fala com a imprensa. Ao ser perguntada sobre os critérios adotados e o número de desligamentos, respondeu que se tratavam de critérios técnicos e que o quantitativo “não dizia respeito”, encerrando a conversa sem conceder entrevista e nem prestar mais informações.
Nossa reportagem conversou com diversos profissionais que foram dispensados veja vídeo:
Reforçamos que o Norte Notícia tentou falar com a Associação Tristão da Cunha, mas através da senhora Ana Paula fomos informados que a associação não fala com a imprensa.
Nossa reportagem segue acompanhando o caso. O espaço permanece aberto para manifestação da associação e da Prefeitura.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.