Na manhã desta quarta-feira (05/01) o rio alcançou 3.10 metros e famílias do Olaria já receberam orientações sobre a possibilidade de serem acolhidas na Quadra Poliesportiva do Conceição
O nível do Rio Doce subiu a 3,10 metros na manhã desta quarta-feira (5), de acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil Municipal de Linhares, e ultrapassou a cota de alerta, que é de 3 metros.
Conforme o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a tendência é que o volume aumente ainda mais devido às chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, o que acarreta na vazão da Usina de Mascarenhas.
A cota de inundação do rio Doce é de 3,45 metros. Como medida preventiva, as famílias que residem no bairro do Olaria já foram orientadas sobre a possibilidade de serem retiradas de seus imóveis e levadas para um abrigo da Prefeitura de Linhares, que será montado no ginásio poliesportivo do bairro Conceição.
A decisão foi tomada após mais uma reunião do grupo de trabalho emergencial que atua durante o período das chuvas e é composto por membros de diversas secretarias municipais, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Até o momento, de acordo com a Defesa Civil Municipal, não há registros de desabrigados ou desalojados.
Prontidão
A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições do Rio Doce e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.
Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiros.