Ícone do site Norte Notícia

Alerta: Mais de 40% das vítimas fatais na BR-101 não utilizavam cinto de segurança

Um levantamento divulgado pela Ecovias 101, concessionária que administra a BR-101 do trecho entre Mimoso do Sul (ES) e o trevo de Mucuri (BA), revelou dados preocupantes sobre a segurança viária. Entre janeiro e julho de 2025, 43% das vítimas fatais de acidentes registrados na rodovia não utilizavam o cinto de segurança.

Os números mostram ainda que os motociclistas continuam sendo as principais vítimas de acidentes fatais na BR-101. Outro dado que chama a atenção é que, diferentemente do senso comum, a maioria dos acidentes ocorre em pistas duplicadas: seis em cada dez sinistros registrados no primeiro semestre aconteceram nesse tipo de via.

O perfil das vítimas também apresenta concentração: 88% dos condutores envolvidos em acidentes fatais eram homens. Quanto aos períodos de maior incidência, os acidentes se concentram nas tardes de sexta-feira, enquanto os óbitos são mais frequentes nos domingos à noite. A colisão traseira lidera as estatísticas de acidentes, e a colisão frontal é a principal responsável pelas mortes.

Para Christian Tanimoto, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias 101, os dados reforçam a necessidade de união entre todos os agentes do trânsito.

“Falamos que a segurança viária é resultado de três Es: engenharia, educação e esforço legal. […] Fazemos um apelo para que usem os dispositivos de segurança, como o cinto e capacete, respeitem a velocidade da via e adotem práticas seguras como não beber e dirigir e não usar o celular ao volante”, afirmou.

A concessionária anunciou que passará a divulgar mensalmente um book de dados sobre segurança viária, com indicadores atualizados e informações sobre as ações realizadas no âmbito do Programa de Redução de Acidentes (PRA).

 

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile