Estando em vigor desde o início de janeiro, a oferta gratuita de absorventes, através do programa Farmácia Popular, já é de conhecimento das mulheres e, por consequência, a procura é intensa em algumas farmácias de Linhares. A informação foi confirmada por Francieli de Deus Xavier, funcionária da Drogaria Pacheco, localizada na avenida Governador Lindenberg, no Centro, e credenciada ao Farmácia Popular. Ela explicou que cada pessoa do sexo feminino pode pegar a quantidade limitada de 40 absorventes a cada dois meses em qualquer estabelecimento credenciado ao programa do Governo Federal.
No Espírito Santo, além de Linhares, 953 farmácias estão credenciadas para distribuição em outros 77 municípios.
A oferta gratuita dos absorventes é direcionada a mulheres com idade entre 10 e 49 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para fazer a retirada, a cidadã precisa apresentar na farmácia a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, distribuído gratuitamente no aplicativo Meu SUS Digital.
A oferta gratuita dos absorventes partiu de uma demanda relacionada à portaria menstrual. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar.
Além do absorventes, essas mulheres em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico têm direito a outros produtos gratuitos, como fralda e anticoncepcional. Em caso de dúvidas, a pessoa deve procurar o CRAS mais próximo de casa ou alguma unidade credenciada ao Farmácia Popular em Linhares.