As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 começaram nessa segunda-feira (20/05) e vão até dia 31deste mês . Esta é uma oportunidade para uma avaliação de correção do fluxo escolar quem não concluiu os estudos na idade regular, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. “Provão”.
O exame é de graça, com inscrições pelo site do Inep, (ACESSE AQUI!) http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial
As provas serão no dia 25 de agosto. Para participar, basta ter a idade mínima exigida de 15 e 18 anos, respectivamente.
Orientações
Para tentar a certificação no Ensino Fundamental, é preciso ter 15 anos completos no dia da prova. Para o Ensino Médio, é preciso ter pelo menos 18 anos. Maiores de 18 anos podem fazer o exame para o ensino médio direto, mesmo que não tenham completado o ensino fundamental.
Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas mais a redação. É no momento da inscrição que o participante seleciona as provas que fará.
Quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas pode inscrever para aquelas que faltam. É durante a inscrição que o participante escolhe a instituição certificadora, que vai emitir o diploma.
Novidades
Pela primeira vez, o Inep disponibiliza uma versão do edital do Encceja em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Provas
O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Certificação ou Declaração de Proficiência
A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Quem conseguir a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à declaração parcial de proficiência.
O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.
Cronograma Encceja 2019
20 a 31/5 – Inscrições
20 a 31/5 – Solicitação de Atendimento Especializado
03 a 07/6 – Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
07/06 – Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
10 a 14/6 – Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
14/06 – Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
21/06 – Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
17 a 21/06 – Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
26/06 – Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
25/08 – Aplicação do exame
Com informações Assessoria de Comunicação Social Inep