Dos 60 estudantes capixabas que já garantiram vaga nas Paralimpíadas Escolares, 20 treinam em Linhares (16 residem no município e quatro são de Sooretama). A lista dos convocados foi divulgada no site da Secretaria de Estado de Esportes (Sesport) nessa sexta-feira (26).
Os jogos serão realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 18 a 23 de novembro, com disputas por medalhas no atletismo, bocha, natação, badminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
“A equipe de Linhares irá com 32 pessoas para São Paulo, entre atletas, treinadores e staff. Os treinos continuam a todo o vapor e temos esperança de conquistar títulos nas três modalidades que vamos disputar – atletismo, vôlei sentado e bocha”, afirma a técnica da seleção capixaba de vôlei sentado, Kelley Bonicenha.
Em 2017, o atleta Lucas Marcelino Ferreira participou das Paralimpíadas Escolares e conquistou o bronze no atletismo. E no ano passado, quatro atletas entraram na disputa e conquistaram seis medalhas ao todo, com destaque para Emilly Borges Menezes, que foi campeã brasileira de arremesso de peso.
Integração
Com intuito de promover a integração entre os atletas e paratletas, os alunos que participaram das seletivas das Paralimpíadas passaram dois dias com os atletas convencionais, que estavam disputando os Jogos Escolares do Espírito Santo, no Sesc de Guarapari, durante as finas juvenis, na segunda semana deste mês de julho.
Segundo o coordenador do paradesporto da Sesport, Duda Brasil, foi de grande importância a interação entre os atletas do paradesporto e os convencionais durante os Jogos Escolares.
“Eles puderam mostrar a realidade de seus treinamentos e que são muito dedicados. Muitas vezes, a gente esquece o paradesporto de tanto viver o convencional, aproximar os dois lados nos lembra disso. E agora, estão representando o Estado nas Paralimpíadas, e em um número expressivo. No ano passado foram 34 atletas e esse ano já são 60. É muito gratificante!”, disse.
Atletas de Linhares selecionados para as Paralimpíadas Escolares:
1- Lucas Gabriel Furtado Loureiro – ATLETISMO
2- Quézia Pontara da Costa – ATLETISMO
3- Gabriela Pinto Gama – ATLETISMO
4- Sara Lourenço da Silva – ATLETISMO
5- Pâmela Fraga Campi – ATLETISMO
6- Jhulianderson Gomes da Silva Moura – ATLETISMO
7- Emilly Borges Menezes – ATLETISMO
8- Caio Sonegheti Marinato – VOLEIBOL SENTADO
9- Lucas Marcelino Ferreira -VOLEIBOL SENTADO
10- Breno Kiefer Nunes – VOLEIBOL SENTADO
11- Wendrio Pereira Santos – VOLEIBOL SENTADO
12- Tulio dos Santos Martins – VOLEIBOL SENTADO
13- Karoline da Silva Castro – VOLEIBOL SENTADO
14- Letícia Machado dos Santos – VOLEIBOL SENTADO
15- Joab Rosa Kiefer – VOLEIBOL SENTADO
16- Diogo Miranda do Nascimento dos Santos – BOCHA
17- Wenderson Pereira Santos – BOCHA
18- Cauã Soares Campos – BOCHA
19- Gabrielle Lima Soares BOCHA
20- Miriam Moraes – (aguardando resposta) no ATLETISMO
Treinadores:
1- Kelley Bonicenha
2- Roque Sartório Marinato Junior
Acompanhantes dos atletas:
1- Andreia Dondoni Borges Menezes
2- Darlem Furtado
3- Débora Soares Pereira
4- Delza Pontara
5- Lucia Rodrigues Lima
6- Maria da Conceição Borges Pinto
7- Rosa Cristina Souto Santos
8- Sandra Miranda do Nascimento
9- Soliane Silva Sampaio
10- Roque Chile de Souza
Fonte – Site de Linhares/SESPORT