Pela primeira vez em 23 anos, o número de mortes no primeiro semestre ficou abaixo de 500. Queda em comparação ao mesmo período do ano anterior foi de 18,2%
No primeiro semestre de 2019 o número de homicídios no Espírito Santo apresentou queda de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados representam o melhor resultado da série histórica desde 1996 e mostram que, pela primeira vez, em 23 anos, foram registrados menos de 500 homicídios no primeiro semestre. Além disso, 23 cidades capixabas ainda não registraram homicídios neste ano.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), de 1º de janeiro a 30 de junho foram registrados 498 homicídios dolosos no Estado, enquanto no mesmo período, em 2018, foram 609 homicídios.
Também pela primeira vez, desde 1996, o número de homicídios do mês de junho de 2019 foi inferior a 60. Segundo a Sesp, foram registrados 59 homicídios dolosos no Estado, representando o melhor resultado da série histórica, mesmo considerando todos os meses do ano.
Quando os dados são analisados por região, todas apresentaram redução dos casos de homicídios dolosos. A região metropolitana registrou queda de 16,9%; Norte 14,2%; Sul:36% ; Noroeste: 13,6% e Serrana: 31%.
Vinte e três cidades se destacaram por não registrar nenhum homicídio doloso neste ano. São elas:
– Água Doce do Norte
– Alfredo Chaves
– Apiacá
– Bom Jesus do Norte
– Conceição do Castelo
– Divino São Lourenço
– Governador Lindenberg
– Iconha
– Irupi
– Itaguaçu
– Itarana
– Jerônimo Monteiro
– Laranja da Terra
– Marechal Floriano
– Mucurici
– Muqui
– Ponto Belo
– Presidente Kennedy
– Rio Bananal
– Santa Leopoldina
– São Domingos do Norte
– São José do Calçado
– Vargem Alta
Ainda segundo a Sesp, pela primeira vez no ano o Estado ultrapassou a marca de 100 homicídios a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Ao final do 1º semestre de 2019, a diferença atingiu 111 homicídios a menos.
Fonte – folhavitoria