Nesta terça-feira (02/07), às 19h: 30 será realizado um Culto de Ação de Graças para celebrar o dia do Bombeiro Brasileiro. A celebração irá acontecer no templo da Igreja Evangélica Batista de Linhares (IEBL), que fica no centro, na Avenida Vitoria próximo ao Bokas Lanches. A cerimônia será presidida pelo Pastor Jabes Menezes e a ministrarão da palavra fica por conta do pastor Rondinelli Athaides, da Primeira Igreja Batista Alvorada em Vila Velha, ele é primeiro sargento dos Bombeiros, durante a celebração haverá ministração de louvores.
Na oportunidade vários profissionais do 2º Batalhão irão participar da celebração, com seus familiares, autoridades, todos os frequentadores da igreja e toda população está convidada para participar do culto. Várias viaturas serão expostas, carros de resgares e outros equipamentos da corporação estarão expostos na parte externa do templo.
A data
No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.
Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.
Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.