A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Colatina, da Delegacia de Polícia (DP) de Marilândia em ação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Guarda Municipal de Marilândia (GMM), deflagrou, nessa quinta-feira (12), as operações “Herodes” e “Eirene”, nos municípios de Marilândia e Colatina. As ações resultaram no cumprimento de quatro mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.
As investigações têm como objetivo o combate ao tráfico de drogas e são desdobramento da “Operação 40 Graus”, realizada entre novembro e dezembro de 2025, em Marilândia. De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Marilândia, delegado Leonardo Lintz, no decorrer da “Operação Herodes” foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária. Segundo apurado, os alvos atuavam no tráfico de drogas em Colatina e abasteciam o município de Marilândia.
Já na “Operação Eirene”, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Marilândia, em desfavor de indivíduos que passaram a atuar no tráfico após as prisões realizadas durante a “Operação 40 Graus”, além de suspeitos já envolvidos com a traficância.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
“A disputa pelo controle do tráfico de drogas em Marilândia rendeu, nos últimos meses, dois episódios com disparos de arma de fogo no centro da cidade. A ação desta quinta-feira (12) contou com o apoio da Polícia Militar atuante nas cidades de Colatina e Marilândia, da Guarda Municipal de Colatina e envolveu a aeronave do Notaer”, relatou o delegado Leonardo Lintz.
O delegado informou ainda que os materiais apreendidos estão sendo contabilizados, mas as contagens iniciais indicam cerca de quatro quilos de drogas, balanças de precisão, munições e diversos aparelhos celulares. “As ações reafirmam o compromisso dos órgãos policiais no enfrentamento ao tráfico de drogas. Estamos trabalhando com afinco e não daremos paz àqueles que se aventurarem no tráfico”, destacou o delegado.
O titular da 15ª Delegacia Regional, delegado Leonardo Ávila, também enfatizou as operações deflagradas. “A ação foi mais uma demonstração de força do Estado no combate à criminalidade, em que os órgãos de Segurança Pública demonstraram compromisso e união”, afirmou.
📢 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Segundo o superintendente de Polícia Regional Noroeste, delegado Rafael da Rocha Correa, o combate ao tráfico de drogas exige atuação articulada de todos os órgãos de Segurança Pública. “A PCES está trabalhando diuturnamente para trazer a tranquilidade que a sociedade capixaba merece”, declarou.
O comandante da Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar (PMES), tenente Tresman, enalteceu as ações policiais. “A união dos órgãos de Segurança Pública é crucial para o combate ao tráfico de drogas. Trabalhamos arduamente para trazer tranquilidade à população”, disse.
O secretário de Segurança municipal de Colatina, o major Balbino, garantiu que a Guarda Civil Municipal estará sempre disposta a atuar em conjunto com a PMES e a PCES no combate à criminalidade. “Estamos capacitando, cada vez mais, nossos agentes e sempre dispostos a contribuir para uma sociedade mais tranquila”, pontuou.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]








