A noite da terça-feira de carnaval (05/03), foi sangrenta em Linhares. Dois homicídios foram registrados; o primeiro foi na Rua Antônio Silva Araújo, no Jocafe 1, onde teve como vítima, Pedro Henrique da Penha, 21 anos e o segundo no bairro Aviso. A vítima, foi identificada como, Van Basten Silvério Porto, 23 anos, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito durante atendimento no Hospital Geral de Linhares (HGL).
De acordo com o boletim de ocorrência policial, o primeiro homicídio ocorreu no Jocafe I, foi por volta das 18:30, na Rua Antônio Silva de Araújo.
Populares acionaram uma guarnição da Policia Militar através do 190 e ao chegarem no local constataram a veracidade dos fatos. As informações passadas para a Polícia é de que, os autores do crime foram três indivíduos: Um trajando camisa azul, outro camisa verde e terceiro era de cor branca e cabelo amarelo.
Os PMs acionaram a Perícia da Policia Civil, que estiveram no local e ao realizarem a apuração dos fatos, constataram que no corpo da vítima haviam sinais de 8 disparos de fogo e que possivelmente a arma seria um revolver calibre “.38”. O corpo foi recolhido para o Serviço Médico Legal de Linhares, (SML), onde foi reconhecido por familiares e liberado para velório e sepultamento.
Os fatos que levaram ao segundo homicídio, começaram no bairro Aviso, na Avenida Pernambuco, próximo ao complexo esportivo, no local conhecido como “gogó”. Ao chegar no local os PMs foram informados de que duas pessoas haviam sido vítimas de tentativa de homicídio e que os mesmos tinham sido socorridos por populares e levados para Hospital Geral de Linhares (HGL). No hospital foi feito contato com uma das vítimas, e a mesma informou que foi alvejada na região das costelas, e que seu filho, Van Basten, alvejado na região da cabeça teria vindo a óbito no hospital. Informou que não sabe quem era o acusado, pois o mesmo estava com a face coberta, e após realizar os disparos fugiu, tomando rumo ignorado. Disse ainda não saber o motivo do atentado contra ele e contra seu filho que acabou morrendo. Qualquer informação que possa auxiliar a Polícia nas investigações dos dois crimes pode ser repassada para os números, 181 e 190 das Polícias Civil e Militar.
Em Linhares o número de homicídios vem crescendo; No mês de janeiro foram registados 3 homicídios, em fevereiro foram 7 homicídios e estamos no sexto dia do mês de março e já foram registrados 2 homicídios. em 2019 Linhares já contabiliza até o momento 12 homicídios.