Na tarde da quinta-feira (28/11), representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel) estiveram reunidos na Sesp, em Vitória, para formalizar a entrega de equipamentos que vão fortalecer as ações de inteligência no Espírito Santo.
Participaram o juiz de Direito da 7ª Vara Criminal de Vitória – Corregedoria dos Presídios, Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Lemos; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, Dr. Sérgio Alves Pereira; o presidente do Consel, Edval Antônio Sant’Ana; a subsecretária de Estado de Gestão Administrativa da Sesp, Maria Claudia Schiavolini Correa; o delegado Jordano Leite, respondendo pela Subsecretaria de Inteligência da Sesp e membros da Subsecretaria de Inteligência.
Os itens doados à Sesp foram adquiridos por meio de um convênio firmado entre a Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) do TJES e o Consel, e serão usados pela Subsecretaria de Inteligência da Sesp. A realização do convênio contou ainda com os encaminhamentos da Coordenadoria do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
Por meio do convênio, o Poder Judiciário destina para o Consel o valor arrecadado em penas e medidas de prestação pecuniária aplicadas pelas Vara Criminais e Juizados Especiais Criminais da Comarca da Capital, além de acordos de não persecução penal firmados pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O Consel, por sua vez, utiliza os valores para adquirir equipamentos destinados a robustecer o enfrentamento ao crime organizado no Estado.
Nesta etapa, foram doados dois drones, quatro notebooks, seis estações de trabalho, oito radiocomunicadores e 13 unidades de baterias externas. Os equipamentos serão utilizados pela Subsecretaria de Inteligência e vão fortalecer as ações de inteligência no Estado do Espírito Santo. O valor total da aquisição foi de R$257 mil, provenientes da 7ª Vara Criminal de Vitória – Corregedoria dos Presídios.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]