O Governo Federal publicou nesta terça-feira (2) a portaria 3.711 reconhecendo o Polo de Agricultura Irrigada no Norte do Estado como integrante da iniciativa Polos de Agricultura Irrigada, estando inserido nas ações para a implementação da Política Nacional de Irrigação.
A portaria permite que o polo capixaba possa agora planejar suas ações. O Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba foi idealizado por dois deputados da Assembleia Legislativa.
Em outubro, depois de um dia de intensa participação de quase 100 pessoas, entre produtores rurais, secretários municipais de agricultura e meio ambiente, além de técnicos do Estado e representantes do setor privado, saiu a definição dos rumos do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba.
O nome do polo foi definido na oficina de trabalho, realizada em outubro do ano passado. Também foi admitida a participação de São Roque do Canaã, fechando em 32 municípios no Polo.
Além de discutir pontos fortes e fracos, com ações de enfrentamento e de indicações de projetos prioritários, a oficina resultou na escolha de 15 integrantes para o grupo gestor do polo.
Além de Linhares, integram o Polo de Agricultura Irrigada do Norte e Noroeste Capixaba os seguintes municípios:
Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Pinheiros, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.