Quem necessitou de trafegar pela BR 101, no trecho do KM 159, próximo ao trevo, que dá acesso à localidade de Bebedouro, em Linhares, na tarde deste sábado (24/12), véspera de natal, precisou ter muita paciência, isto porque o trânsito ficou totalmente parado, por mais de 5 horas, devido a um protesto de moradores que ocuparam a BR 101, desde o início da tarde do sábado.
A reivindicação se deve à insatisfação dos moradores, devido a uma ação da ECO 101, concessionária que administra a via, que pediu a paralisação da reabertura de uma canal, que de acordo com moradores, foi feito desde 1979, para escoamento da água da chuva que está alagando residências, ruas e avenidas de Bebedouro.
O que diz a prefeitura e ECO 101
Prefeitura de Linhares
Para o portal de notícias Folha Vitória, a prefeitura de Linhares informou, que por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, que desde o início das chuvas atua de forma permanente no distrito de Bebedouro para minimizar os impactos dos alagamentos na região.
“Na tarde de hoje (24), uma das ações previa a abertura de um terceiro canal para o escoamento da água. Para a intervenção, o município solicitou uma autorização da Eco 101 e, até o momento, não obteve resposta. A Prefeitura aguarda um posicionamento da concessionária para dar continuidade à obra no trecho”, disse em nota.
Eco 101
Demandada pelo Folha Vitória a concessionária respondeu que a Eco 101 respeita todo e qualquer tipo de manifestação, entretanto, “ressalta que estas não podem prejudicar a circulação de veículos, segurança viária ou causar qualquer tipo de depredação ao patrimônio – crime previsto na legislação”, disse a empresa.
A Eco 101 reforçou que está em diálogo com a Prefeitura Municipal e com a comunidade para buscar soluções conjuntas.
Com relação às chuvas na região, a concessionária esclareceu que, neste ponto, no km 160, não há registro de água na pista e destacou que o alagamento nas vias do distrito de Bebedouro estão fora do trecho sob concessão.
No local do protesto, mais de 100 moradores bloquearam a BR 101, e de acordo com a PRF a manifestação iniciou por volta de 13h 30 e o fluxo começou a ser liberado, por volta das 19h 30, com o encerramento do protesto.
Veja despacho e decisão