Na manhã deste domingo (06/06), a Polícia Militar foi comunicado que na praia do Pontal do Ipiranga havia uma grande quantidade de pasta base de cocaína. Os militares foram até ao local e constataram o fato.
Na areia da praia havia vários tabletes de pasta base de cocaína. O entorpecente foi recolhido pelos policiais. Além do entorpecente que estava espalhado pela areia, ainda foi encontrada uma mochila com vários tabletes, do mesmo entorpecente.
Todo o material foi pesado e somou 36 quilos e 200 gramas, o material pesado com a bolso somou 38 quilos e cem gramas. O material estava umedecido, oque pode ter alterado o peso da droga.
O entorpecente foi entregue na 16ª Delegacia da Policia Civil de Linhares.
Droga apreendida no sábado.
Na manhã desse sábado (05/06), um tablete de pasta base de cocaína também foi encontrado na praia do Pontal do Ipiranga. De acordo com a ocorrência policial, um militar que estava de folga comunicou com uma guarnição da PM, que fazia patrulhamento, os policiais foram até o local e em contato com o militar e outras pessoas o tablete foi recolhido. A pasta base estava prensada e havia outro plástico junto que apresentava um rótulo com o título “”rolls royce”, como também, havia uma bolsa ou bexiga de cor preta que provavelmente envolvia todo o material e rótulo. O tablete pesou 1 quilo e 061 gramas.
De onde pode ter vindo o entorpecente.
Essa grande quantidade de pasta base de cocaína pode ser proveniente de uma ação da Polícia Federal e da Marinha, que ocorreu no mês de fevereiro, deste ano no mar de Pernambuco.
De acordo com reportagem do portal de notícias G1, um veleiro interceptado pela Marinha, a 270 quilômetros do Recife, foi encontrado cerca de 70 sacos contendo a droga. Anteriormente, as Forças Armadas estimaram que a carga fosse de 1,5 tonelada de cocaína. Cinco pessoas foram presas.
Dia 26 de maio uma mochila com pasta base de cocaína também foi encontrada, por um pescador na praia de Guriri.
Ainda segundo o portal de noticias Radar 64, no final da manhã do dia 12 de maio foi encontrados em uma praia de Trancoso, litoral sul de Porto Seguro, quase 25 quilos de pasta base de cocaína. O entorpecente estava em uma mochila, com 21 tabletes da pasta base, apareceu na areia, próximo a uma pousada e a uma cabana na Praia dos Coqueiros.
Já o portal de noticias A Tarde, da Uol, também noticiou o encontro de muitas mochilas com tabletes de pasta base de cocaína em praias de várias cidades do Sul da Bahia.
Na sexta-feira, 14 de maio cerca de 52 kg de cocaína foram encontrados dentro de duas mochilas laranjas na praia de Pau Fincado, em Nova Viçosa, na mesma região. Dois dias antes, na quarta-feira, 12, cerca de 20 kg de cocaína foram encontrados dentro de uma mochila laranja na praia de Trancoso, em Porto Seguro. A droga foi achada por banhistas e entregue à Polícia Militar, que apresentou o material à Polícia Civil.
Na segunda-feira, 17 de maio, cerca de 30 kg da substância foram encontradas dentro de duas mochilas laranjas, na praia de Mar Moreno, no município de Belmonte, extremo sul do estado.
A polícia investiga o encontro destes quase 40 quilos de pasta base de cocaína encontrada na praia do Pontal do Ipiranga, balneário de Linhares.