A vila de Regência, no litoral de Linhares, vai ser ocupada com muita música, dança, cultura e história neste fim de semana. Entre sexta-feira (22) e domingo (24), acontece a tradicional festa de Caboclo Bernardo e o 28º Encontro das Bandas de Congo em Regência. O evento acontece desde 1930 e é uma homenagem para o herói Bernardo José dos Santos, que salvou 128 tripulantes de um navio que sofreu um naufrágio no mar de Regência, em 1887. Todos os anos a comunidade relembra o feito do caboclo. A Prefeitura de Linhares intensificou as ações de patrolamento da estrada de acesso ao balneário, criou um cronograma de plantão na unidade de Saúde local e vai reforçar a segurança da vila por meio da Guarda Civil Municipal.
A festa é promovida pela Associação dos Moradores de Regência, associação Cultural Congo de Regência, e com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e Fundação Renova, por meio do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação. A festa de Caboclo Bernardo reúne expressões culturais e grupos folclóricos, fortalecendo a cultura local e gerando renda e oportunidades para a comunidade.
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, destacou que a festa tem o objetivo de reestruturar e fomentar o turismo na região e manter a tradição da festa que é realizada há 88 anos em Regência. “Nosso propósito é reestruturar e fomentar o turismo em toda a região. A festa se tornou, ao longo dos anos, um importante evento cultural, com ampla programação de shows e músicas folclóricas. Enquanto administração pública o objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, agregando valores e gerando emprego e renda, além da importância cultural e social que a festa de Caboclo Bernardo tem para a história do Município”, explicou.
Este ano, o evento, que tem entrada gratuita, homenageará três personalidades locais in memória, que contribuíram com a divulgação do congo e com a realização da festa: Maria Barba C. Pelissari, “Tia Mariquinha”, uma das idealizadoras do Encontro de Grupos Folclóricos, e Dona Ilda Pessanha, uma liderança do congo, do Valete de Ouro e da terceira idade. Um dos pontos altos da festa será o desfile das bandas de congo que acontece no domingo (24) pela manhã. São mais de 20 bandas de todo o estado.
Saúde
A Unidade de Saúde de Povoação vai funcionar em regime de plantão para o atendimento de saúde da população. O atendimento começa às 19hda sexta-feira, 22, e se estende até às 17h do domingo, 24. Na unidade será realizado atendimento dos casos ambulatoriais mais simples. Para os casos de urgência e emergência mais complexos serão realizados os primeiros socorros e os pacientes, que necessitarem desse atendimento, serão encaminhados para o HGL – Hospital Geral de Linhares. O plantão do final de semana contará com duas ambulâncias a disposição dos participantes do evento.
Programação: Sexta 22/6:
18h – Abertura do evento com o cortejo da Banda de Congo SãoBenedito de Regência e Banda de Congo Mirim da Escola.
18h30 – Culto Ecumênico ao Herói Caboclo Bernardo – Praça/busto.
19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores – homenagens e entregade Títulos e da Comenda Caboclo Bernardo.
20h – Abertura da tenda do artesanato com a apresentação das bandasde congos locais.
20h30 – Apresentação da peça teatral “Zé Grilo – O TrabalhadorBrasileiro Que Não Desiste Nunca”
21h – continuidade das bandas de congos locais.
22h – Show com a banda nacional Fogo na Coisa
0h – Show com a banda regional Comichão
SÁBADO 23/6:
9h – Torneio de futebol.
10h – Oficinas culturais (confecção de tambores de congo eganzás)
10h – Oficina de Pipas (distribuição de 300 pipas)
19h30 – Teatro “Auto do Caboclo Bernardo”
22h – Show com a banda regional Natividade
0h – Show com a banda nacional Casaca
DOMINGO 24/6:
8h30 – Encontro Nacional de Grupos Folclóricos em Regência com arecepção dos grupos -cortejo até a Igreja Histórica. Café da manhã.
10h – Chegada do Enduro de Bicicletas.
11h – Início do almoço de confraternização.
12h – Chegada da Caminhada Caboclo Bernardo
13h – Reunião com os Mestres dos grupos.
13h30 – Início das apresentações individuais dos grupos na praça – busto do Caboclo Bernardo.