Após vários protestos da população no Hospital Geral de Linhares, quando pacientes chegaram até fechar a via, que fica em frente ao HGL, por demora no atendimento, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, vai estender o horário de atendimento da Unidade de Saúde do bairro Planalto, beneficiando os moradores da região. A partir desta segunda-feira, (4) de junho, a US vai prestar atendimento em regime de plantão, de segunda a sexta-feira, até às 21 horas.
O horário estendido atenderá a demanda espontânea, onde o paciente se dirige até a unidade sem a necessidade de agendamento. Os pacientes serão triados na classificação da urgência e emergência. Entre os serviços oferecidos aos pacientes estão consultas médicas (adulto e infantil), consultas de enfermagem; curativos, nebulização, dispensação de medicamentos orais e injetáveis. A Unidade é a primeira a receber o horário estendido em decorrência do crescimento populacional da região e além do Planalto poderá atender pacientes de bairros próximos como Canivete, Santa Cruz, Bethânia, Nova Esperança, Movelar, Boa Vista, Gaivotas, Linhares V e São José.
O horário estendido até às 21horas, aponta o prefeito, é uma das medidas para amenizar o fluxo de atendimentos no Hospital Geral de Linhares (HGL). “Este é mais um dos avanços colocados em prática por nossas equipes de governo que beneficiarão muitas pessoas. A saúde é uma questão a ser enfrentada pelos gestores com muita responsabilidade, planejamento e compromisso, e assim estamos conseguindo avanços”, destacou o prefeito. Guerino pontua que outras unidades de saúde deverão ser beneficiadas com o horário estendido ainda no segundo semestre deste ano.
O secretário de Saúde, Valdir Massucatti, pontuou que com o atendimento estendido, a saúde fica ainda próxima da população. “Estamos em constante monitoramento sobre a necessidade de ampliar a assistência de saúde nos bairros e atendendo a uma determinação do prefeito Guerino estamos firmando um compromisso com a população e vamos cumprir. A Unidade de Saúde do bairro Planalto é a primeira a receber o horário estendido, mas já estamos estudando a possibilidade de ampliar o horário estendido para outras unidades de saúde no segundo semestre deste ano”, disse Valdir.
Apesar da promessa desse atendimento ser estendido para outras unidades de saúde, nem o prefeito, nem o secretario de saúde deixou claro quando e quais unidades passarão atender nesse horário.
A equipe que vai atuar no horário estendido, até ás 21 horas, será composta por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e profissionais de apoio.