Ícone do site Norte Notícia

31 toneladas de carvão irregular e quatro pessoas presas durante operação na região de Conceição da Barra

Nesta sexta-feira (11/02), quatro pessoas foram presas, além de 31 mil toneladas de carvão irregular, oito veículos e quatro armas de fogo apreendidos e seis estabelecimentos com atividades suspensas por irregularidades. Este foi o resultado da “Força-Tarefa Região Norte” que mobilizou várias forças de segurança no Estado do Espírito Santo.

O alvo das investigações é uma organização criminosa que se infiltrava em comunidades quilombolas da região de Conceição da Barra, e se aproveitava do dinheiro pago pela empresa que extrai madeira na região para essa população.

Os quilombolas têm direito à doação dos resíduos da operação de extração de madeira, fazendo com que tirem parte do sustento da extração madeireira da região onde vivem. Os criminosos também cooptavam membros da comunidade para realizar ações ilegais.

De acordo com a Polícia Civil, das seis pessoas investigadas, quatro são quilombolas recrutados para a organização criminosa. Os suspeitos também praticavam atos de vandalismo contra a empresa. Eles chegaram a incendiar veículos de vigilantes e destruir equipamentos de fiscalização das forças de segurança do Espírito Santo.

Participaram da operação a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (NOTAer).

 

ANÚNCIO

Fonte – g1/ES – Fotos – Reprodução TV gazeta.

Sair da versão mobile