Ícone do site Norte Notícia

10 anos do desastre no Rio Doce será lembrado com manifesto nesta quarta (19) em Regência

“Após 10 anos do rompimento da barragem da Samarco no rio Doce resolvemos nos reunir para lembrar o que passamos e, principalmente, juntar forças para o futuro”. Esse é o tema do evento que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai realizar dia 19 de novembro na comunidade de Regência Augusta, município de Linhares.

O encontro “Ecos da Foz: Uma Década de Luta e Reexistência” será realizado juntamente com a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (SERD), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Fundação Espíritosantense de Tecnologia (FEST) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares, a partir das 08h30.

Na oportunidade instituições públicas, lideranças comunitárias, pesquisadores e gestores vão refletir sobre a década transcorrida após o rompimento da barragem de Fundão, debatendo o papel da ciência na defesa da vida e da memória da Foz do rio Doce, além dos caminhos da reparação e da reconstrução socioambiental para o futuro.

O evento é aberto e visa promover a contextualização sobre os próximos passos após a assinatura do Novo Acordo, com foco nas responsabilidades, compromissos e expectativas das instituições envolvidas. Entre os assuntos a serem tratados nessa Roda estão: apresentação do Novo Acordo pelo MPES; do PMQQS pelo Ibama; do ProPesca pelo MPA; do PMBA pela UFES-FEST/ICMBio; dos Planos de Ação para Conservação Dulcícola e Marinho e Consolidação da APA da Foz do rio Doce e REBIO de Comboios, pelo ICMBio e do Plano de Desenvolvimento Integrado da Foz, pela SERD e ICMBio.

Sair da versão mobile